“Quem tem compromisso e respeito pela escola, busca o conhecimento e faz a diferença”. A frase, criada por duas alunas, estava estampada na entrada da nova quadra poliesportiva da Escola Municipalizada Santa Terezinha, reinaugurada no último domingo (23). Mais de 400 pessoas prestigiaram a cerimônia e visitaram as novas dependências da unidade. A festa também contou com música, apresentação de ginástica e até uma partida de futebol.
Atualmente a unidade escolar conta com 412 alunos distribuídos em dois turnos, atendendo do 1º ao 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Com a reforma, mais de 800 alunos poderão ser atendidos. O novo prédio possui 13 salas de aula, biblioteca, sala multimídia, amplo refeitório, pátio coberto, sala de recursos multifuncionais, laboratório de informática, enfermaria, quadra coberta para atender a todos os projetos da comunidade. Com a revitalização, a escola também passará a atender a Educação Infantil.
O descerramento da placa foi feito pelo vice-prefeito Oswaldo Costa Frias, pelo subprefeito dos distritos, Celço Bento, pelo secretário de Obras, Stênio Nery dos Santos, pela secretária de Educação, Claudia Quintanilha, pelo secretário de Fazenda, Hélio Volgari, pela presidente da Associação de Moradores, Zilda Damião de Freitas e por lideranças religiosas da região.
“Contrariando as escrituras, dizem que Deus é brasileiro e eu acredito nisso. A prova disso posso ver, hoje, com essa comunidade em completa harmonia com os pastores e com o Monsenhor José Maria festejando o marco maior na história da Vila Rica, que, pode comemorar a inauguração de uma das maiores escola do município. Essa é a mais importante obra já contemplada nessa comunidade tão esquecida pelos políticos. Posso dizer com propriedade que os anseios dos moradores foram atendidos com respeito. Esses jovens serão os futuros administradores da nossa cidade e, garantir a qualidade da informação é a nossa obrigação enquanto poder público. Aproveitem, preservem e estudem, esse espaço é de vocês”, disse Oswaldo Costa Frias.
Na ocasião, a secretária de Educação falou sobre a história da escola. “A estrada da vida é bonita quando carrega o desejo do infinito. Essa escola foi criada em 1962 e, com o tempo, teve toda a sua estrutura comprometida por falta de investimento em infraestrutura. Quando estive aqui em 2010, fiquei emocionada com as crianças que gostavam de estudar, apesar das dificuldades. Pensando nisso, não tivemos dúvidas e decidimos começar do zero, reconstruir totalmente a unidade escolar, com muita ousadia e responsabilidade, um projeto inovador que não deixa a desejar para nenhuma escola particular desse município. Esse é um sonho coletivo que foi realizado graças à atenção da diretora, das professoras e da comunidade que, com muita paciência, enfrentou os obstáculos e está aqui festejando a reinauguração do espaço. Quando existe o desejo de algo maior, é preciso realizar. Parabéns, Vila Rica”, afirmou Claudia Quintanilha.
Os alunos homenagearam a diretora da escola, Gisela Gorges Sá. “A Escola Municipalizada Santa Terezinha chega, hoje, ao seu dia mais feliz. Graças a esse novo espaço poderemos atender com conforto e qualidade mais de 800 alunos, da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental. Passamos por períodos difíceis, sacrificantes, mas, valeu à pena. Nosso sonho virou realidade, ganhamos um prédio decente que nem nos mais belos sonhos tínhamos imaginado. Isso representa a valorização do ser humano, dos professores, pais e estudantes. Agradeço a minha equipe guerreira, que nunca desanimou e, quero dizer aos pais que educação de qualidade também quer dizer investimento no conforto das nossas crianças. Estamos perto das Olimpíadas e da Copa do Mundo e, temos, agora, a oportunidade de prepará-los, efetivamente, o mercado de trabalho. Para os alunos digo que o conhecimento é a única riqueza que ninguém tira da gente”, apontou emocionada, Gisela.
A presidente da Associação de Moradores do Vila Rica, Zilda Damião de Freitas, disse que a educação de qualidade foi à grande conquista da comunidade. “A escola estava caindo, colocando a vida das crianças em risco. Conversamos com o poder público e pedimos ajuda, fomos atendidos e comemoramos hoje a concretização de um projeto inovador que mudará a vida das pessoas. Em nome dos moradores posso dizer que muitos prometeram e não fizeram, mas, conquistamos nosso direito. Essa escola é resultado da atenção do poder público e do querer dos moradores, nada mais”, exclamou.
Para a aposentada Elizete Vieira Mota, moradora da Vila Rica, a emoção tomou conta até das crianças. “Adorei tudo. Não temos como não agradecer e se emocionar com essa fantástica construção. Nunca vi nada igual. Agora, teremos mais vagas. As crianças estão felizes e, nós também”.
Vários projetos são desenvolvidos em conjunto com a comunidade na Escola Municipalizada Santa Terezinha, entre eles, os Projetos Cidadania, Desafio da Leitura, Dengue, Vinícius de Moraes, O Gosto por Gibis, Campeonato de Tabuada, Do óleo ao sabão, Atletismo na escola e Projeto Fotografia do Meio Ambiente do Bairro. Além disso, a escola participa de Projetos Federais e Municipais como: ProInfo Rural, Sala de Recursos Multifuncionais, Sala de Leitura, Jogos Estudantis Municipais, Saúde Bucal, Olimpíadas de Astronomia, Português e Matemática. A escola também realiza parceria com a Faculdade Arthur Sá Earp com palestras sobre saúde, sexualidade e drogas.
Texto: Fernanda Tavares
Foto: Alexandre Peixoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário