Na próxima segunda-feira, 24, às 15h, a Casa da Educação Barão de Mauá abrirá as portas para mais um evento literário. Desta vez, o casarão histórico vai sediar a premiação da II Edição do Desafio da Leitura, lançado para as escolas municipais em abril, quando as unidades realizaram diferentes atividades de incentivo a leitura, documentaram e apresentaram um relatório para uma comissão julgadora. As escolas que se destacaram no desafio receberão como prêmio sacolas literárias.
Ao todo, quarenta escolas se inscreveram para o desafio. O evento também vai destacar o Dia do Livro, comemorado no dia 25 de setembro. “O objetivo do desafio é mobilizar o máximo de alunos e professores em prol da leitura. As atividades organizadas pelas escolas participantes foram ecléticas, como leitura dramatizada, leitura em voz alta, recital de poesia e leitura compartilhada. Tudo foi registrado por meio de vídeos e fotos e professoras selecionadas pela Divisão de Implementação de Leitura da Secretaria de Educação avaliaram os trabalhos. Esse desafio é importante porque favorece o desenvolvimento pedagógico dos estudantes e desperta o interesse literário”, disse a secretária de Educação, Claudia Quintanilha.
As sacolas literárias foram abastecidas com acervo de livros, de primeiro e segundo segmento do ensino fundamental destinado ao projeto Mala Viajante, que tem como objetivo envolver os alunos e seus familiares com a leitura.
Segundo a coordenadora da Divisão de Implementação de Leitura, Juliana Fecher, cada escola concorrerá de acordo com sua categoria: A- CEI, B- Escolas de pequeno porte, C- Escolas de médio porte e D- Escolas de grande porte.
II Exposição Bíblica na Casa da Educação Barão de Mauá
A Casa da Educação Barão de Mauá apresenta também, até o final do mês, II Exposição Bíblica de Petrópolis. A mostra divulga a produção dos estudantes sobre as passagens bíblicas e conta com maquetes e cartazes confeccionadas por alunos de 18 escolas do ensino fundamental e 15 Centros de Educação Infantil.
Os trabalhos retratam capítulos importantes do Novo e Velho Testamento como a história da Arca de Noé, Visita de Maria, A Criação, o nascimento de Jesus, parábola do Semeador e Batismo, além de temas importantes que também norteiam as aulas no ensino religioso como a sustentabilidade e a preservação da natureza. A II Exposição Bíblica de Petrópolis ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h.
VII Encontro Regional Leste 1 da CNBB e VII Congresso Diocesano da Pastoral da Educação
Na exposição também está sendo divulgado o VII Encontro Regional Leste 1 da CNBB e VII Congresso Diocesano da Pastoral da Educação que está marcado para o dia 22 de setembro, das 8h às 13h, no salão nobre da UCP. O tema deste ano é “Educador aos pés do Mestre”. O evento vai contar com palestras ministradas pelo Padre Pedro Paulo de Carvalho e da professora Cristiane Noel. O salão fica na Rua Benjamin Constant, 213, Centro.
Texto: Fernanda Tavares
Nenhum comentário:
Postar um comentário