O último Desfile Cívico nos bairros antes da tradicional Parada do Sete de Setembro no centro histórico contou com a participação de, aproximadamente, de cinco mil pessoas em Corrêas. Ao todo, quatorze escolas da região apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelas instituições de ensino em torno do tema escolhido para a Semana da Pátria 2012: “Quem pensa que é feliz em outra terra é porque ainda não viveu aqui”.
O evento foi aberto com a execução do Hino Nacional tocado pela Banda Marcial Embaixador José Bonifácio. Desfilaram em Corrêas os alunos do Centro de Educação Infantil Castelo São Manoel, Centro Educacional Barreto Moura, E. M Irineu Marinho, E.M Odette Monteiro, E.M Professor Josemar Contage, Escola São José do Caetitu, E.M Àguas Lindas, E.M Marieta Gonçalves, Escola Municipalizada Sérgio Ribeiro Rocha, E.M Amélia Antunes Rabello, Escola Municipalizada Hercília Henriques Moret, Colégio Padre Corrêa e Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória.
De acordo com o subprefeito dos distritos, Celço Bento, a população está agradecida pelo sucesso dos desfiles nos distritos. “Esse ato cívico é fundamental para o resgate do patriotismo, civismo e história do nosso país. Os moradores dos distritos compareceram e participaram ativamente dessa semana que agraciou Posse, Pedro do Rio, Alto Independência, Cascatinha e Corrêas. Fico muito orgulhoso de ver as crianças desfilando com alegria e segurando as bandeiras do nosso país e da nossa cidade com emoção. Essa iniciativa representa o orgulho de cada brasileiro” .
A secretária de Educação, Cláudia Quintanilha, reconheceu a preparação das escolas para os desfiles. “O trabalho feito pelas diretoras e professoras das unidades de ensino merece nossa atenção, respeito e consideração. Todos deram um show de patriotismo e encantaram a população”, disse.
Durante o evento, as escolas fizeram o tradicional desfile das bandeiras, representando todos os estados do país e, também, mostraram as bandeiras dos povos que ajudaram a colonizar o Brasil. Os alunos do CEI Castelo São Manoel e Centro Educacional Barreto Moura mostraram imagens dos pontos turísticos da cidade e as roupas típicas dos colonos. Os estudantes da E.M Irineu Marinho fizeram uma homenagem à coroa, com as crianças vestidas com as vestes tradicionais do imperador. Já os alunos da E.M Odette Monteiro exaltaram as atividades pedagógicas exercidas na escola como o programa de reciclagem, saúde bucal e o incentivo à leitura. Os projetos também foram destaque no desfile da E.M Professor Josemar Contage que indicou o programa Elos da Cidadania e as atividades desenvolvidas pelo Programa Mais Educação como futsal, xadrez e grafite.
Ao longo da parada, os alunos da Escola São José do Caetitu carregaram uma faixa com a frase “Nossa bandeira, nosso Brasil, nossa identidade” e citaram o Caminho do Ouro por meio de imagens históricas. Parte dos jovens da E.M Águas Lindas desfilaram vestidos de soldados, representando o patriotismo, enquanto os alunos da E.M Marieta Gonçalves mostraram as bandeiras dos países que colonizaram o Brasil. As crianças da Escola Municipalizada Sérgio Ribeiro Rocha comemoraram na avenida o jubileu da escola e os da E.M Amelia Antunes Rabelo confeccionaram cartazes com imagens dos pontos turísticos mais importantes da cidade: Museu, Palácio de Cristal, Hotel Quitandinha e Casa de Santos Dumont.
Com a frase “Petrópolis, cidade escolhida por todos nós, os jovens da Escola Municipalizada Hercília Henriques Moret indicaram a importância das atividades físicas desenvolvidas na cidade como o futebol, tênis, ecoturismo e montanhismo. Os alunos do Colégio Padre Corrêa mostraram imagens da vegetação, floresta e Mata Atlântica de Petrópolis e exaltaram a produção econômica da região de Corrêas. O fechamento do desfile contou com a participação da Banda Marcial da Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória.
Para a professora Tânia Maltez, as crianças entenderam o sentimento de patriotismo que deve permear nossa história. “Esses desfiles marcarão a vida escolar dessas crianças pois, representam a tradição da nossa cidade e o nosso patriotismo. Neste ano, as escolas mostraram todo o significado da parada cívica e estão de parabéns”, afirmou.
A moradora Flávia Rodrigues Figueira ficou emocionada com o desfile em Corrêas. “A parada é muito importante para a vida escolar desses estudantes. Nesse dia, eles compreendem a história do nosso país e respeitam a Pátria, aprendem a amar o Brasil. O tema escolhido valorizou a nossa cidade e o tempo ajudou. Foi lindo”.
Também participaram do Desfile Cívico o secretário de Segurança em exercício, José Chirigati, o secretário de Obras, Stênio Nery, a subsecretária do Ensino Fundamental, Vívian Portilho, a subsecretária da Educação Infantil, Valéria Albuquerque, a diretora do Centro de Capacitação em Educação Frei Memória Denilze de Oliveira e a equipe da orientação pedagógica da Secretaria de Educação.
O tradicional desfile do Centro Histórico está marcado para começar às 9h. A concentração será na Rua Barão de Teffé, adjacências do Bosque, Rua Epitácio Pessoa e Rua Dom Pedro I. O desfile ocorrerá na Rua do Imperador, a partir do Colégio Dom Pedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário