A Casa da Educação Barão de Mauá foi o local escolhido pela secretaria de Educação para o início do projeto “Turminha do Ministério Público Federal”. Nesta quarta-feira (19) foram entregues para diretoras de doze unidades de ensino o material didático elaborado pelo MPF que será abordado nas salas de aula.
A iniciativa contemplará alunos do 5º ano. O projeto visa contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes com linguagem, métodos e recursos próprios, que estimulam o exercício da cidadania por meio da difusão do papel do Ministério Público Federal, contribuindo para a efetiva construção de uma sociedade participativa e atuante. No total, o MPF disponibilizou para a rede municipal 496 gibis para alunos, 12 guias para professores, 496 marcadores de livros, blocos de anotações e CD`s com vídeos do projeto.
“Essa parceria é mais uma conquista da educação que engrandecerá o trabalho pedagógico ministrado nas salas de aula. Nessa primeira etapa, selecionamos doze escolas, distribuídas em todos os distritos com o objetivo de formar alunos multiplicadores do conhecimento que será trabalhado com os gibis e vídeos. Analisando o material, percebemos a importância de levar para as salas de aulas questões que cercam a cidadania, os direitos e deveres de cada pessoa. Fico muito feliz em receber esse material e fazer a entrega na nossa casa da educação”, disse a secretária de Educação, Claudia Quintanilha.
Nos kit’s, os contextos diários são abordados através da transversalidade. Para isso, o MPF criou dez personagens além de um cão guia, para trabalhar em conjunto com as crianças os conceitos de ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde, direito do consumidor, orientação sexual, acessibilidade e a importância do voto consciente.
“Esses kit’s são distribuídos em escolas de todo o Brasil a partir de um cadastro. Interessamos-nos pela proposta e recebemos o material que vem direcionado para o aluno e também para o professor. A temática aborda o título “Assunto de gente grande para gente pequena” justamente porque traz propostas pedagógicas inovadoras que podem mudar o futuro das crianças. Tenho certeza que as diretoras farão o bom uso desse material e, no final do ano, vamos visualizar as atividades propostas para os alunos”, apontou a diretora do Centro de Capacitação em Educação Frei Memória, Denilze de Oliveira.
Entre as escolas contempladas com os kits estão a E.M Carlos Canedo, Instituto Congregacional (escola conveniada), E.M Lúcia de Almeida Braga, E.M Júlio Frederico Koeller, E.M Taquaril, E.M Joaquim Deister, Escola Municipalizada Sérgio Ribeiro Rocha, E.M Pedro Amado, E. M Hermínia Matheus e E.M Moisés Furtado Bravo.
Para a diretora da Escola Municipal Carlos Canedo, situada em Pedro do Rio, Maria Cristina Gonçalves, a iniciativa é inovadora. “Fiquei muito satisfeita com o material porque nos permite trabalhar o conceito de cidadania com as crianças. Isso enriquece a nossa rotina escolar pedagógica na escola. Na comunidade carente onde trabalho, muitas pessoas não conhecem essas noções educativas de sociabilidade por falta de acesso à informação, por isso, acredito que o ensinamento pode mudar o futuro dos alunos, além de torná-los disseminadores de conhecimento”.
Os textos, ilustrações, vídeos e os personagens da “Turminha do MPF” podem ser conhecidos também pelo site www.turminha.mpf.gov.br
Texto: Fernanda Tavares
Foto: Alexandre Peixoto
Nenhum comentário:
Postar um comentário