quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Idosos são beneficiados com a entrega do quinto lote de isenção de IPTU



Na manhã desta quarta-feira, 19, foi entregue o quinto lote de isenção de IPTU para contribuintes com mais de 60 anos, no Palácio Sérgio Fadel. Mais de 500 pessoas foram contempladas com o benefício. De acordo com a Secretaria de Fazenda, a expectativa é que 1,5 mil contribuintes sejam atendidos pela lei 6.930, sancionada pelo prefeito e de autoria do vereador Marcio Arruda.

A cerimônia de entrega foi conduzida pelo vice-prefeito Oswaldo Costa Frias e pelo secretário de Fazenda, Hélio Volgari. Na ocasião, o vice-prefeito destacou a importância da isenção para os idosos.

“Tenho certeza que esse benefício proporcionará as pessoas uma boa economia, já que não terão que pagar mais um imposto. Muitos trabalharam a vida inteira para erguer seus patrimônios e lutaram para criar suas famílias. Não estamos fazendo nenhum favor, estamos apenas cumprindo o nosso dever como representantes do poder público”, disse Oswaldo.

Hélio Volgari destacou que a Secretaria de Fazenda está de portas abertas para qualquer tipo de esclarecimento aos idosos a respeito da isenção.

“Estamos com uma equipe pronta para atender e esclarecer todas as duvidas que, por ventura, possam aparecer com relação à isenção do IPTU. Peço que aquele contribuinte que não tiver o entendimento procure a secretaria”.

A lei 6.930 é valida para pessoas com idade acima de 60 anos, que sejam aposentadas, com renda de até dois salários mínimos e possuam apenas um imóvel que esteja servindo como moradia. O cidadão precisa se cadastrar na sede da Secretaria de Fazenda (Rua 16 de Março, 183) para garantir a isenção do imposto, apresentando a cópia da última declaração de Imposto de Renda. O pedido deverá ser formulado, anualmente, por meio de requerimento protocolado na mesma secretaria. O idoso também deverá comprovar a regularidade do pagamento do IPTU dos exercícios anteriores a 2011. A pessoa que estiver em dívida com o município poderá requisitar a isenção, desde que seja solicitado o parcelamento do débito anterior existente.

A aposentada Norma de Oliveira recebeu das mãos do vice-prefeito o comprovante de isenção e disse que “essa é uma grande conquista. Espero que agora possa sobrar um dinheirinho a mais para os gastos com remédios e alimentação. Estou muito feliz com esse benefício”.

Já a dona de casa Leda Letícia Leão Cerqueira, disse que a isenção é uma vitória. “Vai ser ótimo ter uma despesa a menos todo mês. Agradeço de coração a todos da prefeitura por terem olhado para os mais velhos”, disse.

Também estavam presentes ao evento o secretário de Governo, Charles Rossi; o presidente do Inpas, Robson Carneiro e a coordenadora da Casa dos Conselhos, Gilda Jorge.

Texto: Leandro Rabelais
Foto: Alexandre Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário