quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Moradores da Posse participam do Desfile Cívico em comemoração à Semana da Pátria


O quinto desfile cívico promovido pelas escolas com o tema “Quem pensa que é feliz em outra terra é porque ainda não viveu aqui” mobilizou os moradores da Posse na manhã desta quarta-feira (05). Mais de quatro mil pessoas participaram do evento que foi aberto, oficialmente, com a execução do Hino Nacional tocado pela Banda Marcial Embaixador José Bonifácio. 

Desfilaram na Posse os alunos do Centro de Educação Ângela Maria da Silva, E.M Félix Wan-Erven de Barros, E.M Hildebrando de Carvalho, Colégio Astro, Centro Educacional Crescer Sabendo Ser, E.M Taquaril, E.M Arnaldo Dyckerhoff, E.M Oswaldo da Costa Frias, Escola Municipalizada Avelino de Carvalho, Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo, Escola Municipalizada Beatriz Zaleski e CIEP Gabriela Mistral.

“Esse é mais um exemplo de como as escolas da cidade se preocupam com o resgate da história de Petrópolis e mostram a importância do exercício da cidadania. A Posse está de parabéns pela demonstração de alegria e patriotismo”, disse o vice-prefeito, Oswaldo da Costa Frias.

Para o secretário de Segurança em exercício, José Chirigati, os desfiles comprovam que os moradores participam ativamente das comemorações do Sete de Setembro. “É a partir dessas ações que resgatamos a nossa origem patriota e exaltamos a história do município. Não podemos nunca perder essa tradição e, espero que o número de participantes cresça a cada ano”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil, Coronel De Paula ficou emocionado com a apresentação dos alunos da educação infantil do CEI Ângela Maria da Silva.
“Neste ano o desfile foi destacado pela participação dos pequenos do novo CEI. Eles deram uma demonstração de civismo que encanta até os mais velhos. Além disso, a participação dos pais no desfile é muito importante para as crianças porque eles sempre serão o exemplo maior. A comunidade está de parabéns pela participação que abrilhantou o novo centro da Posse”, apontou.

Os estudantes da E.M Hildebrando de Carvalho mostraram, ao longo do desfile, as atividades desenvolvidas na escola, como as aulas de balé. O colégio Astro, que está completando 15 anos, levou para a Estrada União e Indústria as bandeiras da pátria, do Estado e da cidade e também mostrou as atividades lúdicas praticadas na região, como a dança e o judô. Os professores do Centro Educacional Crescendo Sabendo Ser nortearam o desfile em torno da frase “o esporte transforma as crianças em atletas profissionais”, apontando as atividades extras desenvolvidas pelas crianças como o basquete, vôlei e futebol. Já a E.M Taquaril exaltou a produção econômica da região da Posse: venda de pães, flores e hortaliças. Os estudantes da E.M Arnaldo Dyckerhoff mostraram os princípios básicos para a formação educacional dos pequenos: poesia, literatura e preservação do Meio Ambiente.

A expectativa é de mais de mil crianças tenham participado do desfile na Posse. Os alunos matriculados na E.M Oswaldo da Costa Frias exaltaram a importância das atividades oferecidas pelo Programa Mais Educação: balé, hip hop e ginástica e mostraram, através de imagens, as belezas naturais da região da Posse. Os integrantes da Escola Municipalizada Avelino de Carvalho focaram o desfile na comemoração dos 70 anos da unidade escolar e nas frases do Hino de Petrópolis, com as crianças vestidas de colonos. Os alunos da Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo fizeram demonstrações de judô, capoeira e mostraram as telas de pintura. Além disso, levaram para a rua fotos das belezas naturais da região: cachoeiras, Pedra do Retiro e Pedra do Açu. O desfile da Escola Municipalizada Beatriz Zaleski e do CIEP Gabriela Mistral mostrou a preocupação dos professores e das crianças com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente. O fechamento do evento contou com a participação do grupo “Renascer – a melhor idade”, que comprovou com alegria que os mais sábios também praticam atividades físicas e comemoram o Sete de Setembro.

Na ocasião, a subsecretária da Educação Infantil, Valéria Albuquerque exaltou a importância da democracia. “A participação dos alunos nas festividades cívicas é muito importante porque resgata a cidadania e fortalece o respeito à pátria e o compromisso com os valores éticos que devem permear a construção de um país verdadeiramente democrático”.

Também participaram do Desfile Cívico a secretária de Educação, Claudia Quintanilha, a subsecretária do Ensino Fundamental, Vívian Portilho, a diretora do Centro de Capacitação em Educação Frei Memória Denilze de Oliveira e a equipe da orientação pedagógica da Secretaria de Educação.
Próximos desfiles:

06/09 - 9h – Desfile Cívico Corrêas
Local: Rua Princesa Dona Paula

7/09 - 9h – Desfile Cívico Centro
Local: Rua do Imperador

Nenhum comentário:

Postar um comentário