sábado, 22 de setembro de 2012

Prefeitura faz chamamento público para aquisição de merenda escolar


     A Prefeitura de Petrópolis está adquirindo mais de 150 quilos de frutas, legumes e verduras que serão destinados à merenda escolar em 180 escolas, Centros de Educação Infantil e escolas credenciadas de todo o município, pelos próximos três meses. A compra é realizada através de chamamento público aos produtores familiares do município, que devem se habilitar e apresentar os produtos para o fornecimento até o próximo dia 27 de setembro.
        O limite individual de venda deverá respeitar o valor máximo de R$ 20 mil, por Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) – instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas, como o Programa Nacional de Fornecimento da Agriculta Familiar. Para participar do processo de habilitação, os fornecedores devem estar regularizados e entregar os documentos conforme consta no edital de chamada pública, disponível no Diário Oficial do município do último dia 19.
        “A compra feita com os agricultores vem beneficiando e impulsionando a economia rural em Petrópolis. Além disso, o produto chega fresco as escolas, garantindo uma refeição mais saudável para as crianças”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Leonardo Faver.
        Embora a resolução do FNDE/CD/Nº38 disponha que os cardápios devam oferecer pelo menos três porções de frutas e hortaliças por semana (200g/aluno/semana), em Petrópolis são ofertadas, no mínimo, duas porções diárias de frutas e hortaliças nas unidades escolares e quatro nos CEIs.
        “As refeições oferecidas hoje na rede municipal de ensino são diversificadas, o que garante uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Nossa maior preocupação é com a criança que precisa das vitaminas diárias para o bom desenvolvimento físico, que compromete, também, o rendimento escolar. A compra dos alimentos produzidos na cidade favorece a economia local e desperta o interesse dos alunos pelos produtos da nossa cidade”, destaca a secretária de Educação, Claudia Quintanilha.
        Para assegurar a qualidade do alimento que chega às escolas, uma equipe da Secretaria de Educação esteve nesta sexta-feira, dia 21, no Hortomercado Municipal de Itaipava – de onde é feita a distribuição – realizando uma visita técnica. No local, puderam constatar que o prazo entre a colheita dos produtos e a entrega é de apenas um dia, chegando às escolas nas segundas e terças-feiras. Além disso, verificaram o itinerário de distribuição, realizado pela Associação dos Produtores Rurais de Petrópolis (APERJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário