Na manhã desta segunda-feira (10/09), a Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), promoveu o 5º Exercício Simulado de Mobilização Comunitária no município, com o acionamento remoto das 18 torres de sirenes instaladas em áreas de risco do 1º distrito. Cerca de 200 moradores se deslocaram para os "Pontos de Apoio", pré-estabelecidos pelo governo municipal.
De acordo com o coordenador de Defesa Civil, coronel Carlos Francisco de Paula, a mobilização foi positiva, levando em consideração fatores como o simulado ter acontecido após um feriado e em dia de semana. “Apesar disso, contamos com uma grande participação popular. Hoje, mais de 200 pessoas compareceram ao exercício e foram orientadas sobre o sistema de alerta e quais procedimentos devem ser adotados quando as sirenes forem acionadas”, comentou.
O som de mobilização aconteceu entre 10h e 10h30. Após este período, o sinal sonoro de desmobilização foi feito, indicando que os moradores das áreas de risco já poderiam retornar para suas residências.
Das 18 torres ligadas remotamente pelo Centro de Operações da Defesa Civil de Petrópolis (CEOP), apenas uma, no bairro Dr. Thouzet, não obedeceu ao comando. Foi necessário o envio de uma unidade móvel da Defesa Civil de Petrópolis, dotada de duas sirenes, para que o sinal do alarme fosse realizado. Vale frisar que uma equipe técnica do Governo do Estado, responsável pela manutenção das sirenes, esteve no local acompanhando toda operação.
Para o coordenador de Defesa Civil, o fato isolado não atrapalhou a articulação do treinamento neste início de semana. “O som emitido pela unidade móvel foi importante, pois os moradores puderam atender ao chamado e se deslocar para o ponto de apoio. Com relação ao funcionamento da sirene, a Prefeitura já está tomando todas as providências para regularizar a situação”, tranquilizou.
Durante o treinamento, também foram distribuídas cartilhas informativas, explicando como funciona o Programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro, tais como:
O que o deve ser feito quando a sirene tocar
- Reúna a família e as pessoas próximas;
- Pegue os seus documentos e remédios necessários;
- Desligue a chave da luz e o gás;
- Vá para o local de apoio da comunidade, que está sinalizado nas placas, sem correria;
- Mantenha a calma, mas não fique parado. Siga as orientações do agente comunitário;
- Não volte à sua casa se não tiver autorização da Defesa Civil.
O que NÃO deve ser feito
- Ficar andando de um lugar para o outro;
- Tentar carregar objetos grandes ou pesados;
- Voltar para buscar coisas secundárias.
Mais informações sobre esse programa e sobre o Sistema de Alerta e Alarme por Sirene podem ser encontradas no site www.defesacivil.rj.gov.br ou na página da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br), que disponibiliza todos os pontos de apoio para onde os moradores devem se dirigir caso as sirenes sejam acionadas.
--
TEXTO: Donato de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário