Na noite da última quinta-feira (30/08), a Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Coordenadoria de Defesa Civil, promoveu mais uma palestra informativa sobre o Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes para cerca de 50 moradores do bairro Vila Felipe, no Alto da Serra. O trabalho faz parte do programa de treinamentos para o simulado que será realizado no dia 10 de setembro, às 10h, quando todas as sirenes instaladas nas áreas de risco do 1º distrito serão acionadas simultaneamente.
“Esse exercício iniciou praticamente aqui no Vila Felipe, quando conseguimos mobilizar moradores e alunos da escola municipal. A partir desta positiva experiência, a Defesa Civil ampliou a zona de atuação, implantando simulados em outras escolas e palestras nas comunidades. Isso é um ganho, tanto da população quanto do poder público”, disse o coordenador de Defesa Civil, coronel Carlos Francisco de Paula. Ele ainda disse que “as orientações estão sendo transmitidas para que cada membro da comunidade proceda da melhor forma no caso de acionamento das sirenes”.
A moradora Milena Cabral destacou a importância do sistema e acredita que as sirenes podem evitar tragédias. “Acho muito importante este trabalho. Depois dos treinamentos, os riscos irão diminuir. Moro aqui há 30 anos e já presenciei, no ano passado, uma barreira atingindo a minha casa. Se existisse a sirene naquela época, talvez aquela tragédia tivesse sido evitada, pois saberíamos o que fazer”, disse.
A palestra teve aproximadamente 1h de duração e foram distribuídas cartilhas ilustradas, explicando como funciona o Programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro. Mais informações sobre esse programa e sobre o Sistema de Alerta e Alarme por Sirene podem ser encontradas no site www.defesacivil.rj.gov.br ou na página da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br), que disponibiliza todos os pontos de apoio para onde os moradores devem se dirigir caso as sirenes sejam acionadas.
Durante a palestra foram apresentadas as seguintes orientações:
O que o deve ser feito quando a sirene tocar
- Reúna a família e as pessoas próximas;
- Pegue os seus documentos e remédios necessários;
- Desligue a chave da luz e o gás;
- Vá para o local de apoio da comunidade, que está sinalizado nas placas, sem correria;
- Mantenha a calma, mas não fique parado. Siga as orientações do agente comunitário;
- Não volte à sua casa se não tiver autorização da Defesa Civil.
O que NÃO deve ser feito
- Ficar andando de um lugar para o outro;
- Tentar carregar objetos grandes ou pesados;
- Voltar para buscar coisas secundárias.
ASCOM PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário