A Secretaria de Saúde lançou no início de setembro uma campanha de alerta às mães para a importância da triagem neonatal. O conjunto de exames une o teste da orelhinha, o teste do pezinho e o teste do olhinho. Todos os procedimentos podem ser feitos no Centro de Saúde Coletiva (Centro).
“Os três exames devem ser realizados durante a primeira semana de vida, principalmente do terceiro ao quinto dia do bebê. Alguns testes podem inclusive ser feitos na própria maternidade, antes da alta da mãe e da criança. Quanto mais cedo, maiores são as chances de detectar doenças graves e iniciar o acompanhamento e o tratamento”, explicou a coordenadora do Programa da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Faria.
A campanha é realizada com a entrega de folders informativos em pontos estratégicos da rede municipal de saúde como no Centro de Saúde, Ambulatório Escola e outras maternidades.
A estratégia surgiu após serem identificados casos onde a mãe demorava mais do que o tempo recomendado para levar o recém-nascido aos exames. Dessa forma, a expectativa com a campanha será reduzir o prazo, a partir de informações fornecidas desde as consultas do pré-natal.
“O teste do pezinho, por exemplo, que deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida, está sendo realizado em média entre o décimo e o 14° dia após o nascimento. Queremos regular a situação”, completou Márcia.
As mães que já perderam o prazo devem levar o bebê até Centro de Saúde o mais breve possível. “Mesmo em atraso elas podem solicitar o exame, mas é importante lembrar que as doenças, caso não sejam tratadas logo no comecinho, podem causar danos irreversíveis para a saúde da criança”, destacou.
Segundo a responsável pela Coordenação de Programas da Secretaria de Saúde, Adriana Jacques, é válido ressaltar que além de realizar os exames as mães devem comparecer à unidade para buscar os resultados. “Após os testes, é necessário ir ao Centro de Saúde e dar continuidade ao acompanhamento médico, lembrando inclusive de pegar o resultado do exame do pezinho, que demora um pouco mais para sair”, explicou.
O Centro de Saúde está localizado na rua Santos Dumont, 100, no Centro da Cidade. Outras informações no telefone (24) 2237.3616.
Testes realizados na Triagem Neonatal
Teste da Orelhinha: exame para avaliar a audição do bebê, feito por meio de um aparelho portátil. É rápido e pode inclusive ser feito enquanto a criança está dormindo. O resultado é apresentado na hora. Pode ser realizado ainda na maternidade, no período anterior à alta hospitalar, ou ainda nos primeiros dias de vida. Deve ser repetido no sexto mês.
Teste do Pezinho: deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida, a partir da coleta de sangue do calcanhar do bebê. Responsável pelo diagnóstico precoce de algumas doenças como o hipotireodismo, a anemia falciforme, a fenilcetonúria e a fibrose cística.
Teste do Olhinho: considerado o mais simples dos três, tem como objetivo descartar doenças graves nos olhos do bebê, como a catarata congênita ou o retinoblastoma. É realizado por um oftalmologista ou pediatra capacitado.
Texto: Carolina Tollstadius
Nenhum comentário:
Postar um comentário