A Prefeitura de Petrópolis apresentou neste sábado, 22, o modelo de uma das academias de ginástica para a terceira idade que passarão a funcionar no município. A estrutura fixada no Parque Cremerie está entre as dez primeiras unidades que serão utilizadas em espaços públicos para a prática de exercícios físicos.
“Essa é uma conquista para Petrópolis. Além da instalação do equipamento no Cremerie, serão contempladas ainda outras localidades, onde posso citar o Parque de Exposições, a praça de Secretário, a praça do Itamarati, Alto da Boa Vista, Cascatinha, Vila Rica, Alto da Serra e Atílio Marotti”, destacou o presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Jorge Luiz Plácido.
Para representantes do movimento Eu Amo o Quitandinha, a estrutura será bem-vinda. “Nem todas as pessoas podem pagar para frequentar uma academia. A implantação do equipamento no parque Cremerie vai beneficiar os moradores do Quitandinha e também de outros bairros como o Taquara e o Alto Independência, servindo ainda como um ponto de encontro para as comunidades”, explicou o presidente do movimento, Miguel Archanjo.
Cada academia é composta por seis aparelhos que trabalham diferentes partes do corpo, sendo braços, pernas e abdômen. Com intuito de garantir a eficácia do exercício, a Secretaria de Esportes e Lazer ressaltou ainda que vai avaliar, além da estrutura técnica, o acompanhamento necessário para àqueles interessados em praticar a atividade.
“Nossa preocupação está em proporcionar à população qualidade de vida com o incentivo ao exercício físico, o que diminui a incidência de doenças como a hipertensão e a diabetes. Para isso, buscamos a capacitação de monitores com a função de prestar orientações sobre as melhores formas de conduzir a prática esportiva. Essa é uma forma de elevar a saúde do município”, explicou a subsecretária de Esporte e Lazer, Roberta Severo.
A instalação das dez primeiras academias públicas de ginástica no município une esforços da Secretaria de Saúde, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Obras e Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep). A expectativa da Prefeitura é que todos os aparelhos sejam entregues à população no dia 1º de outubro, quando é comemorado o Dia do Idoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário