sábado, 22 de setembro de 2012

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação capacitam diretores de escolas municipais


A Secretaria de Educação recebeu, nesta semana, a visita de uma equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A inspeção de monitoramento teve como objetivo esclarecer dúvidas dos dirigentes escolares e melhorar a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Cerca de 30 escolas foram visitadas por dois técnicos que, também, ministraram um curso de capacitação que contou com a participação de mais de 200 servidores da educação, na última quinta-feira, no auditório da Universidade Estácio de Sá.
“Recebemos com muita gratidão esse apoio do FNDE, que além de retirar nossas dúvidas, pôde acompanhar de perto todo o trabalho de gestão responsável que as diretoras estão promovendo nas nossas unidades escolares públicas. A capacitação foi muito importante para todos porque tivemos a oportunidade de conhecer detalhes dos programas governamentais e retirarmos as dúvidas com relação à prestação de contas”, afirmou a secretária de Educação Claudia Quintanilha.
Durante toda a semana, os agentes do PDDE percorreram as unidades de ensino do município para acompanhar de perto a gestão do programa e corrigir possíveis falhas.
“Essa visita valeu muito a pena. Observamos que grande parte das escolas passaram por revitalizações e investimentos e os recursos estão sendo usados de acordo com os apontamentos do FNDE, o que é muito relevante”, disse Urânia Maria Ramos, técnica do FNDE.
Ainda de acordo com Urânia, a culminância da visita foi o encontro direto com os funcionários das escolas, na maioria, diretores. “Foi muito expressivo o interesse e a participação dos servidores na capacitação. Superou todas as nossas expectativas. Mais de 200 profissionais passaram um dia tirando dúvidas e compartilhando seus questionamentos e expectativas com os outros diretores”, apontou Urânia.
As visitas e o curso de capacitação também contou com a participação do técnico do FNDE David Antônio Lustosa de Oliveira. O PDDE foi criado em 1995 com a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública de educação básica e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo é promover melhorias na infra-estrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar.
Os recursos destinam-se a pequenos reparos nas unidades de ensino e à manutenção da infraestrutura do colégio. Também podem ser utilizados na compra de material de consumo e de bens permanentes, como geladeira e fogão. Ao longo dos anos, novas ações foram incorporadas e, hoje, também financia a educação integral e o funcionamento das escolas nos fins de semana.
O orçamento do programa para este ano é de R$ 1,9 bilhão. No ano passado, o FNDE repassou R$ 1,5 bilhão em benefício de 137 mil escolas.

Texto: Fernanda Tavares
Foto: Daniel Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário