Após dois dias de provas, 1.344 estudantes petropolitanos encerraram mais uma etapa da Maratona Escolar Cidade de Petrópolis 2012. Ao todo, 56 escolas, sendo 52 municipais, uma estadual e três da rede particular inscreveram os alunos para as provas que abordaram questões de ciências matemáticas, língua portuguesa, história e geografia de Petrópolis. As avaliações foram aplicadas no campus I do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.
A maratona, que foi criada a partir de um decreto municipal de 1952, contou com a participação dos alunos matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
“Todas as unidades do município são convidadas a participar da maratona. A avaliação é importante porque os jovens se preparam pedagogicamente e emocionalmente e conseguem mostrar, através dos resultados, o empenho de cada escola. A competição é saudável e as provas são baseadas nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação. Essa é uma etapa que exemplifica apenas uma maratona na vida desses alunos que, mais tarde, enfrentarão o vestibular”, afirmou a secretária de Educação, Claudia Quintanilha.
O resultado será divulgado no dia 26 de setembro. Na ocasião, serão premiadas as quatro primeiras equipes por disciplina, com troféus e medalhas e com troféu o aluno que individualmente se classificar em 1º lugar dentre todos os participantes de sua série (um de 5º e outro de 9º ano). Todos os estudantes participantes recebem certificados. A solenidade de premiação acontecerá no dia 26 de setembro, às 10h (5º ano) e às 14h (9º ano), na Universidade Católica de Petrópolis.
A Maratona Escolar Cidade de Petrópolis foi realizada pela primeira vez no ano de 1952 e consiste na realização de provas nas seguintes disciplinas: Português, Matemática, História de Petrópolis e Geografia de Petrópolis.
As Unidades Escolares inscrevem três alunos e um suplente de 5º e/ou 9º anos nas disciplinas escolhidas. Para o seu desenvolvimento, o projeto conta com uma comissão formada por onze professores, que trabalham na elaboração e correção das provas, além de um professor coordenador do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário