sábado, 29 de setembro de 2012

Prefeitura recebe consultor técnico do Comitê Olímpico de Atletismo dos Estados Unidos



Na manhã desta sexta-feira (28/09), o secretário de Esportes e Lazer, Carlos Alberto Lancetta, acompanhado pela subsecretária, Roberta Severo, recebeu o consultor técnico do Comitê Olímpico de Atletismo dos Estados Unidos, Steve Simmons, no Parque Municipal de Petrópolis. No encontro foram apresentadas as instalações e os projetos de Petrópolis para aclimatação de equipes que vão competir nos Jogos Olímpicos de 2016.

“O Steve, que é meu amigo há mais de 30 anos, visitou Petrópolis para referendar as nossas instalações ao Comitê Americano. Apresentamos os equipamentos oferecidos pelo município e o projeto de qualificação do Parque Municipal, pois sabemos que até 2016 serão nove vindas dos esportistas a cidade, sendo duas em 2013, três em 2014 e quatro em 2015”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, Carlos Alberto Lancetta.

Algumas características da cidade foram bem vistas pelo consultor técnico, como a rede hoteleira, que é referência em todo o país, o clima, a rede hospitalar, a segurança e a proximidade do município com o aeroporto internacional do Rio de Janeiro.

“Vim conhecer de perto as instalações do Estado. O clima e a tranquilidade de Petrópolis são questões importantes que observei e serão apresentadas ao Comitê. A comida também é bem parecida com a americana, e isso facilita durante o período das olimpíadas”, destacou o Simmons.

Além da cidade do Rio de Janeiro, o município de Petrópolis foi o primeiro a ser visitado por membros de um Comitê Olímpico Internacional.

“Todos eles buscam locais próximos ao Rio para fazer aclimatação e a prefeitura manterá este trabalho com o intuito de aproveitar esta onda. Diversos segmentos do município serão beneficiados, seja na gastronomia, capacitação dos profissionais, turismo, e principalmente no aspecto educacional e cultural, já que nossos jovens terão a oportunidade de se espelharem nos mais conceituados atletas e profissionais do mundo”, destacou Lancetta.

A visita começou no Parque e seguiu para algumas instalações já cadastradas como a Clínica Veterinária Horse Center, Bomtempo Raquet Resort e Petrópolis Esporte Clube (Pec).

Texto: Donato de Almeida
Foto: Daniel Carvalho

Relatório Defesa Civil – 18h


A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, informa que o município retornou ao ESTADO DE ATENÇÃO. Todos os registros de ocorrência estão sendo prontamente atendidos pelos agentes da Comdec. Neste momento, apenas sete pessoas encontram-se desalojadas. Todas elas vêm recebendo o apoio assistencial da Prefeitura, com estrutura física e alimentação.

A Defesa Civil funciona em regime de plantão 24 horas com equipes para atender a todos os chamados da população. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 199.

Vale lembrar que para acompanhar as informações sobre os índices pluviométricos de cada local do município, basta acessar o site do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) -http://inea.infoper.net/inea/.

Município já começa a ser procurado para aclimatação de equipes


   Nesta sexta-feira, dia 28, o secretário de Esportes e Lazer, Carlos Alberto Lancetta, recebe o consultor técnico do Comitê Olímpico de Atletismo dos Estados Unidos, Steve Simmons, para apresentar as instalações e projetos de Petrópolis para aclimatar equipes que vão competir nos Jogos Olímpicos de 2016.

        O objetivo da visita é definir os locais onde as equipes, - compostas por 170 pessoas entre atletas e técnicos – ficarão durante os jogos. Até 2016, serão nove vindas dos esportistas a cidade, sendo duas em 2013, três em 2014 e quatro em 2015.

        “Isso demonstra que a cidade está sendo observada internacionalmente e que já há o interesse das equipes se instalarem aqui”, observou Lancetta.

        A visita começa no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava, a partir das 10h. Local onde será apresentado o projeto que inclui um ginásio poliesportivo, complexo aquático, pista de atletismo com campo de futebol com medidas oficiais, picadeiro de areia para provas de saltos, um prédio composto de 25 quartos duplos para alojamento exclusivo de atletas, estacionamento e uma área para realização de feiras e exposições.

        Algumas instalações já cadastradas no Comitê, como FAPE Mutisalto, Clínica Veterinária Horse Center, Bomtempo Raquet Resort e Petrópolis Golf Clube (próximo local a ser inscrito), também serão visitadas.

Nova etapa da vacinação antirrábica para cães e gatos acontece no sábado


Os bairros Alto da Serra, Castelânea, Sargento Boening, São Sebastião e Alto Siméria foram os selecionados para a quinta etapa da campanha de vacinação antirrábica em animais, que ocorre nesse sábado, 29 de setembro. A ação da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, será realizada de 09h às 17, nos postos relacionados.

Segundo a Vigilância Sanitária, durante o dia cerca de seis mil animais deverão ser imunizados. A campanha já passou por bairros como Posse, Araras, Quitandinha, Mosela e Independência. No total, foram vacinados aproximadamente 16 mil cães e gatos no município.

Para comparecer aos postos, os donos devem ficar atentos às seguintes recomendações: os animais que receberão a vacina precisam estar saudáveis e ter mais de quatro meses.

A campanha passa ainda pelos bairros Alcobacinha, Bela Vista, Águas Lindas, Floresta e bairro Esperança, no dia 6 de outubro e em 16 postos distribuídos pelo município no dia 10 de novembro, data em que ocorre a intensificação da campanha municipal.


Postos onde vai ocorrer a quinta etapa da campanha antirrábica

De 09h às 17h
Escola Estadual Rui Barbosa
Bairro: Alto da Serra

Escola Municipal Rubens de Castro Bomtempo
Bairro: Vila Felipe - Alto da Serra
Praça Pasteur
Bairro: Castelânea

PSF Sargento Boening
Bairro: Sargento Boening

PSF Alto Siméria
Bairro: Alto Siméria, próximo à quadra do Siméria

Pátio da Igreja São Sebastião
Bairro: São Sebastião


Texto: Carolina Tollstadius

Relatório Defesa Civil – 11h


A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria, informa que, desde quarta-feira (26) foram registradas 32 ocorrências causadas pela chuva que atingiu o município. Apesar da intensidade, não houve registro de vítimas. O município permanece em ESTADO DE ALERTA e os atendimentos estão sendo feitos de acordo com gravidade de cada caso. Neste momento, a Defesa Civil acionou o som de desmobilização, por conta da ausência de chuva e estabilidade do solo.

Todos os órgãos da prefeitura estão mobilizados para qualquer tipo de emergência. O número de pessoas desalojadas diminuiu para sete (sendo quatro crianças e três adultos). Todas vêm recebendo o apoio assistencial da prefeitura, com estrutura física e alimentação.

Vale lembrar que a Secretaria Estadual de Defesa Civil disponibilizou numa primeira instância 300 colchonetes e 300 cobertores para serem utilizados pelos moradores que viessem a permanecer nos Pontos de Apoio por um período prolongado.

Nas últimas 24 horas houve uma redução considerável dos índices pluviométricos: Independência (43 milímetros), Coronel Veiga (35 milímetros), Bingen (34 milímetros), Alto da Serra (20 milímetros), Centro (19 milímetros), Barão do Rio Branco (24 milímetros), Samambaia (9 milímetros), Itamarati (9 milímetros), Corrêas (6 milímetros), Araras (6 milímetros), e Bonfim (2 milímetros). As informações podem ser aferidas no site do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – http://inea.infoper.net/inea/.

A Defesa Civil funciona em regime de plantão 24 horas com equipes para atender a todos os chamados da população. As solicitações podem ser feitas pelo telefone 199. Para acompanhar os alertas, basta acessar a página do Facebook: http://facebook.com/defesacivilpetropolis.

Escola Municipal Taquaril é reinaugurada



No dia 4 de agosto de 2012, a Escola Municipal Taquaril completou 50 anos de funcionamento, com o lema “Temos a finalidade orientar o aluno para a formação de pessoa crítica, oferecendo oportunidades para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de seu conhecimento de mundo enquanto sujeito na sociedade”. Como forma de comemoração, a unidade passou por uma reforma que vai oferecer qualidade e conforto para os 65 alunos. As obras foram entregues nessa quarta-feira, 26 de setembro.

A Escola Municipal Taquaril foi fundada em 04 de agosto de 1962, pela Prefeitura, graças à doação do terreno feita pelo agricultor João Amaral. A unidade oferece a Educação Infantil e o primeiro segmento do ensino fundamental. A unidade possui três salas de aula, sala de informática João Amaral, secretaria, cozinha, refeitório e três banheiros.

Participaram da reinauguração o vice-prefeito de Petrópolis, Oswaldo da Costa Frias, a secretária de Educação, Claudia Quintanilha, o Padre Jardel, da Paróquia de São João Batista da Posse e a dona Luiza Amaral, viúva do Sr. João Amaral.

“Estamos participando, hoje, de uma reinauguração proposta por essa comunidade, que sempre se esforçou para que a escola beneficiasse, efetivamente, todas as crianças que aqui estudam. No Taquaril, felizmente, todos se conhecem e lutam pelo bem coletivo. Cumprimento especialmente a família do Sr. Amaral que doou o terreno onde foi erguida a escola e sempre foi um líder nato desse povo. Essa é a mais uma prova de que o poder público pode e deve fazer a diferença na vida das pessoas. Parabéns, Taquaril!”, disse Oswaldo da Costa Frias.

A equipe gestora da unidade é formada pela diretora Magda Braga Zanatta Bastos, pelas Professoras Andréia Salomão Mangia, Andréa do Amaral Rezende e Maria do Carmo Pinho Barreira e pela Merendeira Elcina Rodrigues de Almeida.

“Hoje é um dia de comemoração, mas, também de agradecimento. Sempre fomos recebidos no Taquaril com muito carinho e isso nos deixa ainda mais contentes. Entregamos melhorias estruturais em escolas de todos os distritos e, aqui, não poderia ser diferente. Neste dia, a escola fez um resgate de toda a sua história, o que comove moradores e a equipe da secretaria de Educação que conhece muito bem os professores do Taquaril. Lembrem-se sempre que, a nossa responsabilidade é a de formar cidadãos conscientes e críticos, formadores de opinião que lutam, resgatam e não tem vergonha de suas origens. Crianças, sejam felizes nesse espaço que é de vocês e não deixem que ninguém destrua essa memória”, afirmou Claudia Quintanilha.

Durante a inauguração, as professoras prepararam um vídeo que conta, através de imagens, toda a história da Escola Municipal Taquaril. “Digo sempre para as crianças que essas paredes guardam muita responsabilidade, porque foi dentro da nossa escola que os pais do Taquaril conheceram as primeiras letras do alfabeto. Nós somos uma equipe que dá certo graças à parceria entre a escola e a prefeitura, entre os professores e os pais dos alunos. Somos uma família. O fato dos nossos ex-alunos estarem sempre aqui, nos apoiando, prova que formamos cidadãos conscientes de seus deveres e responsabilidades enquanto petropolitanos. Não posso deixar de agradecer toda a atenção que sempre recebi das autoridades que nos escutaram e cumpriram com as suas obrigações”, contou a diretora da Escola Municipal Taquaril, Magda Braga Zanatta.

Para a pequena Ana Carolina da Silva, de sete anos, a escola ficou ainda mais bonita. “Estamos felizes. As aulas são muito legais e a escola agora está toda pintadinha, como a gente gosta”.

Além da escolarização, a Escola Municipal Taquaril oferece os projetos: “Eu amo o Taquaril”, que aborda questões ambientais; leitura; Informática;  Oficinas Didáticas: espanhol, artes, leitura, informática e o Programa Saúde Bucal.

Texto: Fernanda Tavares
Foto: Daniel Carvalho

Defesa Civil recebe representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica)



Na última terça-feira (25/09), a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), recebeu uma comitiva com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que está na Região Serrana para conhecer os trabalhos desenvolvidos por cada Defesa Civil.
Após análise da estrutura técnica, física e de gestão, a Jica irá firmar um projeto piloto de cooperação técnica com três cidades, visando o fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais.
“Além de ocorrer uma transferência de conhecimento com os pesquisadores japoneses, o intuito do projeto é criar um espaço de discussão e de trabalho integrado dos atores federais, representados pelos Ministérios; Estaduais, com o Departamento de Recursos Minerais (DRM) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea); e Municipais com as suas respectivas representatividades”, comentou Leandro Torres, pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Torres ainda destacou o trabalho do município. “Achei o trabalho da Coordenadoria bem avançado em termos de gestão organizacional. A cultura do aprendizado e melhoria contínua está bem presente nesta instância de Defesa Civil. Vejo muito potencial para executar ações desafiadoras. Parabenizo toda equipe”, finalizou.
Dentre as ações previstas pelo Projeto Jica estão: o fortalecimento da capacidade de análise de risco de enxurradas e desastres de sedimentos, incluindo identificação de perigos, análise de vulnerabilidade, avaliação e mapeamento de risco, o desenvolvimento do planejamento e implementação de medidas de redução de riscos para controle de enxurradas e desastres de sedimentos, aprimoramento da função mitigação de desastre de monitoramento de perigos, alertas e disseminação da informação de risco e realização de P&D para mitigação de desastres de sedimentos e de enxurradas, entre outras.
O coordenador de Defesa Civil de Petrópolis, coronel Carlos Francisco de Paula, avaliou de forma positiva o encontro. “A Jica é responsável por subsidiar, auxiliar e manter o importante intercâmbio entre as instituições. É uma valiosa troca de experiências. Acredito que, em virtude dos incidentes históricos na Região Serrana, principalmente após as ocorrências de janeiro de 2011, Petrópolis estará inserida neste projeto”, e acrescentou:
- Hoje mostramos todo o nosso serviço, bem como a estrutura física, técnica e de gestão. Além disso, completamos a apresentação divulgando outras atividades paralelas como palestras informativas nas comunidades e escolas, e os simulados que ocorrem todo dia 10.
De acordo com o tenente-coronel Rafael Simão, do 15° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), esta visita do governo japonês é importante. “A visita da Jica estabelece um patamar diferente de cooperação com outros países. O governo japonês tem uma estrutura de muitos anos em termos de proteção comunitária porque já sofreu bastante com os destrates naturais. E esse intercâmbio com o município é fundamental para trocar experiências e aprendizados. Petrópolis é uma cidade referencial no Estado”, disse.
Para finalizar o encontro, o coordenador de Defesa Civil, propôs uma vistoria técnica a uma localidade do município que apresenta diversos aspectos de riscos.
 O projeto Jica
Trata-se de um projeto entre a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e o Governo Brasileiro, visando o fortalecimento da estratégia nacional de gestão integrada de riscos de desastres naturais no Brasil. Envolve os três entes federativos: Municípios (somente três serão escolhidos para implementação de projetos piloto pela Jica), Estados (onde se localizem os municípios escolhidos e Governo Federal (Ministério da Integração Nacional, Ministério das Cidades, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério de Minas e Energia).


Texto: Donato de Almeida
Foto: Daniel Carvalho

Aviso de Pauta Unidade Básica de Saúde será reinaugurada em Pedro do Rio

Nessa quinta-feira, 27, às 17h, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a reinauguração da sede da Unidade Básica e Serviço de Pronto Atendimento Dr. Jorge Chimelli, de Pedro do Rio. A unidade está localizada na Estrada União e Indústria, s/n, ao lado da Paróquia São Pedro. 

Escola Municipal Alto Independência ganha quadra poliesportiva e é reinaugurada



“A Escola Municipal Alto Independência promove o desenvolvimento intelectual, cultural e ético, pautado na vivência de atitudes de solidariedade, cooperação, respeito, responsabilidade na comunidade escolar e consciência ecológica, sempre valorizando o trabalho em equipe”. Com esse lema e ao som da música “Aquarela” os 323 alunos comemoram a reinauguração da Escola Municipal Alto Independência, na noite da última terça-feira, 25 de setembro. 

A festa foi acompanhada por mais de 400 pessoas que também prestigiaram o jogo disputado entre a Escolinha do Retiro e o Independência Sport Club, em comemoração à inauguração da quadra poliesportiva da escola que ficará aberta a comunidade. A inauguração contou também com a participação do vice-prefeito Oswaldo Costa Frias, da Chefe de Gabinete, Sheila Guimarães, do secretário de Obras, Stênio Nery dos Santos, da secretária de Educação, Claudia Quintanilha e da subsecretária do Ensino Fundamental, Vívian Portílho Bambino.

“Realização. Essa é a palavra que marca esse dia festivo no Alto Independência. Entregamos, hoje, mais uma mega reforma nessa escola que é referência de ensino nesta região. A música entoada pelas crianças mostra o respeito e a dedicação dos professores que está formando o futuro da nossa cidade. Comunidade, aproveite essas novas instalações, participem da vida escolar dos seus filhos e prestigiem as atividades físicas que, agora, tem um lugar seguro, a quadra poliesportiva da Escola Municipal Alto Independência. Fornecer educação de qualidade e melhores condições de lazer e cultura é obrigação do poder público e não favor, nunca esqueçam disso. Parabéns”, disse Oswaldo da Costa Frias.

Antes da ampla reforma, a unidade escolar possuía seis salas de aula, uma de recursos multifuncionais, banheiros, refeitório, cozinha, dispensa e sala de direção. Agora, os estudantes podem desfrutar de dez novas salas de aula, incluindo a de informática e de leitura, além de banheiros para portadores de necessidades especiais.

“É com um enorme prazer que estamos entregando mais um sonho realizado. Essa grande reforma vai trazer benefícios para todas as crianças. Parabenizo a todos vocês desta ilustre comunidade que lutou e nunca desistiu de um espaço digno de lazer e de condições melhores para a educação das crianças. Tudo isso que está acontecendo nas nossas escolas é real, é investimento seguro e responsável no futuro da nossa cidade. Crianças aproveitem todos os espaços, curtam o máximo a vida escolar e se preparem para o mercado de trabalho”, afirmou Claudia Quintanilha.

Na ocasião, a diretora da escola, Ana Paula Espinheira, agradeceu o apoio da equipe pedagógica e de apoio. “Queridos amigos, pais, responsáveis e alunos, todos que convivem e conhecem a realidade da nossa escola sabem que promovemos o respeito, a solidariedade, a educação e responsabilidade no coração dessas crianças. Por isso, neste dia especial, digo que nós estamos formando cidadãos éticos, capazes de transformar positivamente o meio em que vivem em instalações de primeiro mundo, graças à atenção da prefeitura. Ninguém constrói nada sozinho e a paciência faz diferença. Agradeço a minha equipe que sempre se empenhou e sonha um futuro possível para essas crianças. Hoje é um dia de festa”.

O presidente do Independência Sport Club, Luis Gustavo, agradeceu, emocionado, a entrega da quadra poliesportiva e dos equipamentos voltados para as atividades físicas, como bolas e redes. 

“Não tenho do que reclamar. Esse é o nosso maior sonho realizado. Agora, temos um local seguro onde as crianças poderão fazer suas aulas de futsal. Essa quadra e a reforma da escola representam a possibilidade de um futuro melhor para essas crianças”, afirmou. A moradora Nira da Costa resumiu a gratidão em uma frase: “a nossa luta chegou ao fim”.

Atualmente, a Escola Municipal Alto Independência oferece atendimento da Educação Infantil ao 5º ano do ensino fundamental, em dois turnos, além do Programa Mais Educaçã

Texto: Fernanda Tavares
Foto: Alexandre Peixoto

Boletim da Defesa Civil


A Prefeitura de Petrópolis informa que, em função do elevado índice pluviométrico em localidades do 1º distrito e dos avisos meteorológicos emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (Simerj) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec) realizou o acionamento remoto das 18 torres de sirenes instaladas em pontos onde há um alto risco de deslizamento. Desde a noite de terça-feira (25) até agora, foram cadastradas sete ocorrências pela Comdec. Até o momento, não houve feridos.

Nas últimas 24 horas, foram registrados os seguintes índices pluviométricos: Morin (222 milímetros), Independência (138 milímetros), Quitandinha (157 milímetros), Coronel Veiga (126 milímetros), Bingen (112 milímetros), Alto da Serra (97 milímetros), Centro (101 milímetros), Barão do Rio Branco (93 milímetros), Samambaia (70 milímetros), Itamarati (75 milímetros), Corrêas (61 milímetros), Itaipava (66 milímetros), Araras (72 milímetros), Cuiabá (48 milímetros), Bonfim (74 milímetros), Pedro do Rio (41 milímetros) e Posse (44 milímetros).

A Defesa Civil de Petrópolis destaca que passou a operar em ESTADO DE ALERTA. O órgão municipal funciona em regime de 24 horas com equipes para atender a todos os chamados da população. Os chamados podem ser feitos pelo telefone 199.

Para acompanhar os alertas, basta acessar a página do Facebook: http://facebook.com/defesacivilpetropolis


Pontos de apoio

Alto da Serra

Bairro: Morro da Oficina

Escola Municipal Vereador José Fernandes
Endereço: Rua Teresa, nº 1.781.

Escola Estadual Rui Barbosa
Endereço: Rua Alynthor Werneck, S/N.

Bairros: Vila Felipe, Chácara Flora e Dom João Braga

Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo
Endereço: Rua Permínio Schimidt, S/N.

Bairro: 24 de Maio

Escola Estadual Augusto Meshick
Endereço: Rua 24 de Maio, S/N.

Bairro: Rua Nova

Igreja Metodista Wesleyana
Endereço: Rua Antônio Soares Pinto, nº 390.

Bairro: Sargento Boening    

Escola Municipal Ana Mohammad
Endereço: Estrada do Paraíso, nº 701.


Quitandinha

Bairros: Independência e Taquara

Escola Municipal do Alto Independência
Endereço: Rua Leonor Maia, nº 1.670.

Guarda Comunitária da Independência
Endereço: Rua Ângelo João Brand e/f 1.362.

Sede da Associação de Moradores da Independência
Endereço: Rua Ângelo João Brand, nº 6.

Igreja Matriz de São Jorge
Endereço: Rua Evaldo Braga nº 365

Igreja Universal do Reino de Deus
Endereço: Rua Ângelo João Brand nº 1.362.

Igreja do Evangelho Quadrangular
Endereço: Rua Glauce Rocha nº 521.

Bairro: Amazonas

Escola Municipal Stefan Zweig
Endereço: Rua Sergipe, nº 49.

Bairro: Duques

Escola Municipal Odette da Fonseca
Endereço: Estrada Rio Petrópolis, Km 85.

Bairro: Espírito Santo

Escola Municipal Marcelo Alencar
Endereço: Rua Araruama Lote, nº 69.

Bairro: Ceará

Igreja Assembléia de Deus
Endereço: Rua Ceará, S/N.

Bairro: Rio de Janeiro

Posto de Saúde Vila Saúde
Endereço: Rua Santa Catarina, nº 23 - Quadra 41.

Centro de Educação Infantil Chiquinha Rolla
Endereço: Rua Campos, S/N.

Bairro: São Sebastião

Escola Municipal Papa João Paulo II
Endereço: Rua São Sebastião, nº 625.

Bairro: Vital Brasil

Sede da Associação de Moradores São Sebastião
Endereço: Rua Álvaro Machado, nº 120.

Bairro: Siméria

Sede da Associação de Moradores São Sebastião
Endereço: Rua Álvaro Machado, nº 120.


Valparaíso

Bairro: Dr. Thouzet

Igreja Santíssima Trindade
Endereço: Rua Lopes de Castro, nº 101.

Escola Paroquial Bom Jesus
Endereço: Rua Dr. Thouzet, nº 820.


Bingen

Bairro: João Xavier

Salão Paroquial São Paulo Apóstolo
Endereço: Rua João Xavier, nº 799.

Comdep vai aplicar grama sintética em seis quadras esportivas do município



A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) iniciou nesta terça-feira (24) no Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava, o processo de aplicação de gramados sintéticos em seis quadras esportivas de diversas comunidades do município. O presidente da companhia, Jorge Luiz Plácido acompanhou de perto o início dos trabalhos.
“A quadra do Parque Municipal já está recebendo a base para aplicação do gramado, etapa que será iniciada já nesta quarta-feira. As demais localidades contempladas seguirão a seguinte ordem: Cascatinha, Cremerie, Comunidade da Glória, Siméria e Castelânea”, afirmou.
Nos últimos quatro anos, 22 quadras foram construídas ou reformadas nas seguintes localidades: Cascatinha (02), Comunidade do Sertão (02), Sargento Boening (02), Siméria, Veridiano Felix, Dr Thouzet, Duarte da Silveira, Gaspar Gonçalves, Comunidade do Neylor, Comunidade da Horta, 24 de maio, Atílio Marotti, Vista Alegre, Salomão Viana, Boa Vista, Bairro da Glória, Conde d’Eu, Vila Rica e Loteamento Samambaia.
A Comdep ressalta ainda que além das seis quadras que receberão aplicação do gramado sintético, outros 25 espaços estão em fase de reforma ou construção: Posse (02), Vale das Videiras (02), Bela Vista (02), Alto Independência, Bonfim, Caminho do Ouro, Capitão Paladini, Castelo São Manoel, Caxambú, Chácara Flora, Comunidade São Francisco, Contorno, João de Deus, Madame Machado, Meio da Serra, Moinho Preto, Montese, Salomão Viana, Siméria, Roseiral, Vila Felipe e Vila Rica.

Texto: Nelson Kuster

Foto: Alexandre Peixoto

CPTrans vai implantar sistema de monitoramento por GPS nos ônibus do município


A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) vai implantar sistema de monitoramento por GPS nos veículos utilizados no transporte urbano do município. A medida visa à segurança e o conforto dos usuários e operadores dos veículos e busca uma adequada prestação do serviço de transporte compreendendo a modernidade das técnicas e dos equipamentos utilizados, conforme observou o presidente da Companhia, Rosano Kronemberger.

“O monitoramento irá possibilitar aos operadores e ao poder concedente uma visão em tempo real da frota em operação com registro de eventos significativos para identificação e correção de falhas, o que vai assegurar a regularidade e pontualidade do serviço. A implantação vai contribuir também para a redução no número de acidentes, através do controle da velocidade.”, ressaltou.

Depois de instalado, o sistema deverá enviar os dados do monitoramento para o Centro de Controle Operacional (CCO) da CPTrans, para permitir a observação em tempo real dos veículos e o armazenamento das ocorrências relevantes.

Todo o custo oriundo da instalação e manutenção dos equipamentos caberá aos permissionários e concessionários do serviço de transporte urbano. Outra exigência para a implantação do sistema se refere à contratação dos serviços. O consórcio deverá apresentar projeto à CPTrans no prazo de 45 dias após a publicação, para que a mesma aprove a tecnologia nos moldes definidos, mencionando a empresa e os equipamentos necessários que serão disponibilizados.

As empresas de transportes deverão seguir o cronograma para instalação do sistema em toda a frota: 25% em até seis meses, 50% em seis meses e 100% dos equipamentos instalados em até nove meses. O não cumprimento das exigências irá acarretar multa de 200 UNT (unidades tarifárias) por veículo.


Texto: Nelson Kuster

Secretaria de Saúde vai premiar profissionais da beleza com cinco aparelhos de autoclave



Profissionais de salões de beleza e estética reuniram-se nesta segunda-feira, 24, para aprender sobre as melhores formas prevenção de doenças infectocontagiosas nas práticas de trabalho. O evento da Secretaria de Saúde promoveu a atualização profissional, a realização de testes HIV, sífilis e hepatites B e C e as inscrições para o concurso que vai premiar cinco profissionais com aparelhos de autoclave.

“Esta foi uma forma que encontramos para contemplar os profissionais da beleza no município. Assim, incentivamos a reflexão e o interesse pelo assunto”, comentou a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites B e C da Secretaria de Saúde, Maria Inês Ferreira.

Para participar do concurso os inscritos devem elaborar frases de acordo com os temas selecionados, como por exemplo a prevenção no processo de trabalho e o incentivo ao uso de preservativo. Além dos aparelhos de autoclave, o primeiro dos cinco colocados terá a frase divulgada como slogan no Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, que será comemorado no dia 28 de julho do próximo ano.

A esterilização de instrumentos de trabalho foi o principal assunto abordado durante o evento. A adequação dos estabelecimentos vem de encontro a uma das normas de higiene estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a partir da lei 12.592, de 18 de janeiro de 2012.

“Atualmente a forma mais garantida de esterilização instrumental é a da autoclave. Já a esterilização a seco, que utiliza a estufa, não é mais recomendada. Dentro do aparelho algumas zonas frias não chegam ao aquecimento de 170º, o que torna o equipamento falho”, explicou o enfermeiro do programa, Robson Possemozer.

Em sua terceira edição, o Encontro Sobre Prevenção de Hepatites Virais e Aids na Prática Profissional reuniu manicures, pedicures, podólogos, tatuadores, body piercings, proprietários de salões de beleza e estética e outras pessoas interessadas no assunto.

“Me senti valorizada como profissional”, contou a manicure Ana Cristina Macedo, no ofício há 20 anos. “Sou uma pessoa muito curiosa e estou sempre buscando na internet tudo o que é novidade sobre o meu trabalho, por isso vim aqui conferir”, completou.

Para o podólogo Antonio Carlos Saraiva, presente nas edições anteriores do evento, “aprender nunca é demais”. Antonio Carlos hoje é um profissional modelo quanto à aplicação dos padrões de higienização. “Uso a autoclave e o envelope cirúrgico para garantir a segurança do meu serviço. A esterilização é fundamental tanto para o profissional quanto para o cliente”, explicou.

O andamento do evento proporcionou ainda a abordagem de outras questões pertinentes ao dia-a-dia de trabalho. “Uma depiladora me questionou sobre como fazer com a cera quente, já que entre uma cliente e outra não é feita a substituição do produto que fica no pote”, comentou Maria Inês. “Como surgiram dúvidas, vamos elaborar um material informativo com as técnicas mais apropriadas para cada caso, que será distribuído ainda este ano”, finalizou.   
    

Texto: Carolina Tollstadius
Foto: Alexandre Peixoto

Abertas as inscrições para o curso de Libras da Secretaria de Educação


Contribuir para uma sociedade mais justa onde todos podem se comunicar sem barreiras. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação de Petrópolis está oferecendo para os professores da rede e demais servidores municipais, um curso de Libras – A Língua Brasileira de Sinais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 2246-8656.
As aulas estão ocorrendo às segundas-feiras, das 18h às 21h30, na Casa da Educação Barão de Mauá. Durante os encontros estão sendo oferecidos os módulos I e II do curso iniciante. O módulo avançado está sendo ofertado às terças-feiras.
De acordo com Wanda Borsato, responsável pela Divisão de Assistência em Educação Especial da Secretaria de Educação, o curso é uma boa oportunidade de atualização para as pessoas que lidam diariamente com o público.
“As aulas são indispensáveis porque oferecem a competência necessária para se trabalhar em escolas bilíngues, uma exigência do Ministério da Educação. Nós temos escolas desse tipo e, quanto mais os nossos profissionais se especializarem, melhor será o atendimento dispensado para os nossos alunos, respeitando as suas necessidades. Além disso, a libras traz ganhos para diferentes profissionais no que diz respeito à diversidade humana e o respeito ao cidadão”, disse.
 Dia do Surdo: 26 de setembro
No dia 26 de setembro de 1857 foi inaugurada a primeira escola para surdos do Brasil, o atual INES. Por conta disso, a data ficou marcada como um dia para se lembrar de lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Como forma de homenagem, duas escolas municipais prepararam uma programação especial com mostra de talentos e exposição de trabalhos sobre a Língua Brasileira de Sinais, feitos pelos próprios estudantes: a Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont e a Escola Municipal Salvador Kling.

Texto: Fernanda Tavares

Alunos destaques na Maratona Escolar Cidade de Petrópolis 2012 recebem prêmio


Após dois dias de provas, 1.344 estudantes petropolitanos completaram a Maratona Escolar Cidade de Petrópolis 2012. Ao todo, 56 escolas, sendo 52 municipais, uma estadual e três da rede particular inscreveram os alunos para as provas que abordaram questões de ciências matemáticas, língua portuguesa, história e geografia de Petrópolis.

As avaliações foram aplicadas no campus I do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio. A maratona, que foi criada a partir de um decreto municipal de 1952, contou com a participação dos alunos matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

O resultado final será divulgado nesta quarta-feira, 26 de setembro. Na ocasião, serão premiadas as quatro primeiras equipes por disciplina, com troféus e medalhas e com troféu o aluno que individualmente se classificar em 1º lugar dentre todos os participantes de sua série (um de 5º e outro de 9º ano). Todos os estudantes participantes recebem certificados. A solenidade de premiação acontecerá às 10h (5º ano) e às 14h (9º ano), no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis.
As Unidades Escolares inscrevem três alunos e um suplente de 5º e/ou 9º anos nas disciplinas escolhidas. Para o seu desenvolvimento, o projeto conta com uma comissão formada por onze professores, que trabalham na elaboração e correção das provas, além de um professor coordenador do projeto.

Texto: Fernanda Tavares