Na manhã desta sexta-feira (10/08), a Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), promoveu o 4º Exercício Simulado de Mobilização Comunitária, com o acionamento remoto das 18 torres de sirenes instaladas em áreas de risco do município. Cerca de 250 moradores se deslocaram para os "Pontos de Apoio" pré-estabelecidos.
As sirenes foram acionadas pontualmente às 10h, permanecendo com o sinal de mobilização até 10h30. Após este período, o sinal sonoro de desmobilização foi acionado, indicando que os moradores das áreas de risco já poderiam retornar para suas residências.
“O simulado tem sido importante e estamos trabalhando intensamente para que os moradores destas áreas possam se familiarizar ainda mais com o alarme sonoro emitido pelas torres, e com isso atender ao chamado feito pela liderança comunitária, agente de saúde e vizinhos”, destacou o coordenador de Defesa Civil, coronel Carlos Francisco de Paula.
E acrescentou: “A cada exercício conseguimos acompanhar o funcionamento das sirenes para que caso alguma falhe, possamos realizar os ajustes no sinal sonoro e direcionamento das cornetas, visando uma maior abrangência”.
Já o morador e líder comunitário da 24 de Maio, Fábio Luiz Januário, alertou: “Acho importante a iniciativa da Defesa Civil de aplicar os simulados. Pena que nem todos os moradores pensam assim e a comunidade não comparece em peso”.
Durante o treinamento também foram distribuídas cartilhas informativas, explicando como funciona o Programa de Proteção e Preparação de Comunidades contra Desastres Naturais no Estado do Rio de Janeiro, tais como:
O que o deve ser feito quando a sirene tocar
- Reúna a família e as pessoas próximas;
- Pegue os seus documentos e remédios necessários;
- Desligue a chave da luz e o gás;
- Vá para o local de apoio da comunidade, que está sinalizado nas placas, sem correria;
- Mantenha a calma, mas não fique parado. Siga as orientações do agente comunitário;
- Não volte à sua casa se não tiver autorização da Defesa Civil.
O que NÃO deve ser feito
- Ficar andando de um lugar para o outro;
- Tentar carregar objetos grandes ou pesados;
- Voltar para buscar coisas secundárias.
Mais informações sobre esse programa e sobre o Sistema de Alerta e Alarme por Sirene podem ser encontradas no site www.defesacivil.rj.gov.br ou na página da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br), que disponibiliza todos os pontos de apoio para onde os moradores devem se dirigir caso as sirenes sejam acionadas.
ASCOM PMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário