quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Escola Municipal Odette Fonseca é reinaugurada


A comunidade do bairro Duques comemorou a reinauguração da Escola Municipal Odette Fonseca, na tarde da última terça-feira, 14. A unidade foi fundada em 1956 e recebeu o nome da mãe da professora Miriam Fonseca, liderança do bairro. A cerimônia contou com a participação do vice-prefeito Oswaldo Costa Frias, da secretária de Educação, Cláudia Quintanilha, do secretário de Obras, Stenio Nery, além dos alunos, pais e responsáveis e da equipe gestora da escola.
“É com grande satisfação e honra que retorno para essa comunidade. Parabenizo as secretarias de Educação e de Obras pelo empenho em dar boas condições e uma estrutura física eficiente de estudo para essas crianças. Eu lembro bem de como era precária essa escola antes da reforma. Esse bairro é um dos mais sofridos dessa cidade e o poder público está presente cumprido com as suas obrigações. Essa é uma vitória.”, disse.
Oswaldo também destacou em seu discurso a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que foi favorável ao município. “Não posso deixar de destacar que a segunda vitória do dia foi o benefício da garantia de ônibus novos para 80% da população petropolitana que se serve do transporte coletivo. A justiça abriu os olhos e deu ganho de causa para a Prefeitura e, agora acabaram todas as tentativas daqueles que querem impedir o progresso da nossa cidade através da modernização do transporte. O Superior Tribunal de Justiça reconheceu o direito da população. Parabéns a todos vocês”, afirmou o vice-prefeito.
Com a reforma, a escola passou a contar com uma estrutura física completamente refeita, composta de sete salas de aula, uma sala de recursos multifuncionais (que proporciona atendimentos específicos de acordo com as necessidades de cada aluno), um laboratório de informática, uma sala de leitura, uma sala de professores, uma secretaria, uma sala da equipe gestora, uma cozinha com despensa, um depósito de material de limpeza, um depósito de material didático, cinco banheiros e um pátio coberto.
A escola possui 263 alunos e atende desde o quarto período da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. O Programa Mais Educação também está presente na unidade e conta com 150 alunos que participam das modalidades: taekwondo, teatro, dança, recreação e lazer, letramento e matemática.
“Essa escola funcionava em uma pequena casa, insalubre, por isso, o orgulho de estar aqui entregando essa escola novíssima para essa comunidade não tem tamanho. O espaço agora é digno, limpo, organizado, com materiais pedagógicos renovados de primeira linha. Essa atitude transforma a comunidade e torna real a perspectiva de um futuro de qualidade para essas 263 crianças. Tenho orgulho de fazer parte dessa revolução na educação. Zelem por esse espaço, ele é de vocês”, declarou a secretária de Educação.
Na ocasião, a diretora da unidade, Carla Alessandra Azevedo Passos Ramos, agradeceu o empenho do poder público. “Fico muito feliz por toda a ajuda recebida pela secretaria de Obras e a de Educação que nos ouviu com atenção e atendeu a todas as nossas reivindicações. Queremos ser referência em educação e nós trabalhamos para o desenvolvimento pessoal dos alunos e promoção social dessa comunidade”.
Durante o encontro, o pastor Breno, liderança comunitária da região, exaltou a atenção das autoridades. “Em nome dos moradores do Duques posso afirmar que essa reforma é um motivo de alegria e muita e muito orgulho. A atenção que recebemos do poder público vai ser revertida em um atendimento de qualidade para essas crianças. Deus nos ajudou e chegamos onde queríamos. Obrigada a todos”, disse.
A Escola Municipal Odette Fonseca conta com um quadro de funcionários formado com vinte e três professores que atendem aos dois turnos, seis monitores para atender ao programa Mais Educação, três estagiários, três merendeiras duas auxiliares de serviços gerais e uma inspetora de disciplina.
Os alunos colocaram cartazes nas paredes da escola representando a visão e a missão da unidade escolar: “Ser reconhecida como uma Unidade Escolar de referência e qualidade no atendimento a alunos de Educação Básica em busca de uma formação integral humana, visando à equidade social” e “Trabalhar pelo desenvolvimento individual do aluno e pela promoção da igualdade social”.
A reforma foi bem aceita pelos alunos. “Gostei muito de tudo, mas, principalmente da biblioteca. É o lugar mais legal da escola”, disse Yasmin Soares, matriculada no 4º ano. Já Karine Santos, também do 4º ano, adorou os grafites feitos no muro externo. “A pintura do Palácio de Cristal ficou muito bonita. Agora, nos sentimos em casa na escola”.

ASCOM PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário