sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Prefeitura de Petrópolis e Correios assinam termo de compromisso que amplia a entrega de correspondências em Petrópolis


Nesta sexta-feira (31), às 13h30, na sede central da agência dos Correios em Petrópolis, será assinado o Termo de Compromisso que garantirá o acesso e a inclusão postal de milhares de petropolitanos. O evento terá a presença do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, do diretor regional dos Correios do Rio de Janeiro, Omar de Assis Moreira e do  vice-prefeito Oswaldo da Costa Frias Filho.

A parceria entre a Prefeitura de Petrópolis e os Correios, constituída por intermédio da Companhia Municipal de Desenvolvimento (COMDEP), foi firmada em fevereiro deste ano e possibilitará a implantação de novas caixas postais comunitárias, reestruturação das já existentes, além da identificação e regularização dos logradouros que ainda não possuem nomenclatura oficial e numeração ordenada.

Serão beneficiados, gradativamente, cerca de 420 logradouros. Os bairros atendidos são: Estrada da Saudade, Quissamã, Floresta, Esperança, Ponte de Ferro, Caxambu, Alto da Serra, Morin, Castelanêa, São Sebastião, Quitandinha, Valparaíso, Coronel Veiga, Bingen, Quarteirão Ingelheim, Castrioto, Mosela, Piabanha, Quarteirão Brasileiro, Retiro, Carangola, Cascatinha, Fazenda Inglesa, Samambaia e Centro.

Nos distritos os logradouros beneficiados estão localizados nos bairros do Bonfim, Bonsucesso, Vale do Cuiabá, Glória, Itaipava, Madame Machado, Nogueira, Pedro do Rio, Posse e Secretário.

A Comunidade Caminho do Ouro, no Alto da Serra, será a primeira a ser contemplada. No local já foi instalada a caixa com 116 compartimentos, numa base construída pela Prefeitura, onde, a partir do próximo mês, serão colocadas as correspondências de famílias residentes no local.

O trabalho desenvolvido em Petrópolis faz parte do projeto Correios-Prefeituras, que já atendeu  Itaboraí, Maricá e  Seropédica.  Ele tem por finalidade aprimorar e expandir a prestação dos serviços postais à população carioca e fluminense, com o auxílio dos municípios do Estado do Rio de Janeiro.

ASCOM PMP

Funcionários da Comdep recebem certificado de curso na área de finanças.


Foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 29, nas instalações da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), a entrega do certificado de conclusão da primeira etapa do curso “finanças pessoais”. O módulo intitulado “aprendendo a economizar” formou 37 trabalhadores entre homens e mulheres.
       O Diretor Administrativo Ricardo Cardozo André foi o responsável pela implantação do curso. “Observamos a dificuldade financeira por parte de alguns funcionários, devido à má gestão da renda, o que trazia a necessidade de um maior controle das finanças, daí surgiu a idéia da criação do curso. O segundo módulo, “planejamento financeiro”, já foi iniciado”, concluiu.

       A Companhia utiliza a plataforma de curso à distância da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é ministrado com aulas presenciais nas dependências da empresa, todas as quintas das 17h30 às 18h30. O Presidente da Comdep, Jorge Luiz Plácido, ressaltou a importância da ação na valorização dos funcionários e no incentivo em busca de novos conhecimentos.

      “As aulas proporcionam a interatividade dos funcionários da área operacional e administrativa, eles percebem que são parte importante da empresa ao interagir com colegas de outros departamentos. Essa interação pessoal e profissional humaniza o ambiente de trabalho e os incentiva a buscar outros meios de conhecimento”, afirmou.

       Outros cursos são disponibilizados na Companhia como “inclusão digital” e “on line”, ministrados por funcionários concursados que atuam como professores voluntários e qualificados nas disciplinas que lecionam. Ambos buscam inserir os alunos na era da informática. A implantação dos cursos já identifica resultados positivos, como o do auxiliar de serviços gerais Josimar dos Santos Lima, que iniciou como aluno em “finanças pessoais” e hoje colabora como instrutor nos cursos de informática.

       “É gratificante. Não imaginava sentir essa valorização e a vontade de ampliar meus conhecimentos, minha cultura e retomar os estudos. Esses cursos me deram mais ânimo e alegria no trabalho, por aumentar minhas perspectivas”, comemorou.

ASCOM PMP

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Petrópolis é destaque no tratamento gratuito contra o tabagismo


A luta mundial de combate ao tabagismo trabalhará, neste ano, o tema “Fumar: Faz Mal Para Você, Faz Mal Para o Planeta”, por meio de uma campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A Secretaria de Saúde atua de maneira conjunta à ação com medidas de prevenção e acompanhamento utilizadas no município e que servem de exemplo para todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% das cidades brasileiras possuem tratamento gratuito para a doença.   

A cidade adota medidas de prevenção ao tabagismo desde 1998. Em 2011, foram tratados cerca de 620 fumantes em diversas unidades de saúde município. Destas pessoas, 73% pararam de fumar no final do tratamento.

“A partir desse trabalho aumentamos a qualidade devida da população e contribuímos para a prevenção de vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares, entre outras. Posso dizer que é um projeto bastante eficaz”, apontou Lilian Ottero, a coordenadora do programa Tabagismo e Prevenção do Câncer da Secretaria de Saúde.
O acompanhamento para àqueles que desejam parar de fumar é realizado no Centro de Saúde e em vários Postos de Saúde da Família (PSF).
“Contamos com uma equipe multidisciplinar que acompanha o paciente em terapias cognitivas e comportamentais, realiza avaliações médicas e, quando necessário, recomenda medicações”, explica Lilian.
Este ano, a campanha nacional de prevenção ao tabagismo visa pontuar os malefícios que o cigarro causa à saúde, ressaltando os 130 mil casos de mortes registrados no Brasil em 2008, e os prejuízos relacionados ao meio ambiente e à sociedade.
A produção do tabaco pode ser a responsável pelos efeitos negativos gerados pelo uso de agrotóxicos, aumento dos desmatamentos e incêndios, acúmulo de resíduos urbanos, contaminação do solo e bloqueio dos sistemas de água e esgotos e, por fim, danos marinhos com impurezas que chegam a rios e lagos e são ingeridas por peixes, tartarugas e aves marinhas.
Ações de combate ao tabagismo realizado em Petrópolis
Programa Saber Saúde: parceria entre a Secretária de Saúde e a Secretaria de Educação que capacita educadores e inclui no plano pedagógico o tema tabagismo. Atualmente 70 escolas municipais desenvolvem o programa.
Fiscalização dos Ambientes Livres de Tabaco: em cumprimento à Lei Estadual, n° 5517/09, são orientados e fiscalizados aproximadamente 200 estabelecimentos por mês.
Tratamento ao Tabagismo: o programa é disponibilizado para todos que desejam parar de fumar. Os interessados devem procurar o Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel J.Ferreira, que fica na Rua Santos Dumont, 100, Centro da Cidade, ou um dos PSF. Informações podem ser obtidas no telefone: 2237-3616.

ASCOM PMP

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Netbooks são entregues na Escola Municipal Governador Marcello Alencar


O programa Petrópolis Inteligente beneficiou mais uma escola municipal do bairro Quitandinha. Desta vez, 250 netbooks foram disponibilizados para os alunos matriculados do sexto ao nono ano do ensino fundamental da Escola Municipal Governador Marcello Alencar.

Mais de nove mil netbooks já foram distribuídos em 27 escolas, selecionadas de acordo com os critérios: possuírem mais de 190 alunos, que receberam laboratórios do ProInfo Urbano e têm acesso à internet através do Programa Banda Larga do Governo Federal.

“É com muita alegria que entregamos os netbooks para os alunos dessa escola. Estamos fazendo isso porque acreditamos na educação de qualidade aliada a inovações tecnológicas. Todos vocês são alunos inteligentes e interessados e, por isso, tenho certeza que cuidarão com carinho e responsabilidade dessa ferramenta pedagógica. O programa Petrópolis Inteligente é uma iniciativa inédita que não existe nas redes privada e estadual. Além disso, vocês poderão compartilhar o conhecimento com seus pais, irmãos e amigos, já que o net poderá ser levado para casa. Cuidem desse bem, aproveitem todos os ensinamentos porque, mais tarde, vocês terão a noção do quanto o netbook ajudou na formação de cada um de vocês”, disse a subsecretaria do ensino fundamental, Vívian Portílio.

De acordo com a diretora da escola, Bianca Tamancoldi Lutz, esse é o segundo grande presente que a unidade está recebendo neste ano. “Mais um dia de comemoração para nós, professores e para os nossos alunos. Estamos ganhando mais uma artifício educacional que vai tornar as aulas mais dinâmicas e auxiliará nos estudos, inclusive extraclasse. Mas, não podemos esquecer da nossa maior conquista que é a obra de ampliação da nossa escola que está ficando magnífica”, apontou. 

Inserido no Programa Petrópolis Inteligente que tem como objetivo erradicar a exclusão digital das escolas municipais, o ProUca – Programa Um Computador Por Aluno -  foi  criado a partir do Decreto Federal, nº 7243, de26 de julho de 2010, editado pelo então  Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os nets foram programados com conteúdos pedagógicos e os professores receberam capacitação para trabalhar o conteúdo didático de acordo com a tecnologia.

Já receberam os nets as escolas municipais Johann Noel, Rubens de Castro, Josemar Contage, Bataillard, Loteamento Samambaia, Salvador Kling, Fábrica do Saber, Jamil Sabrá, Vereador José Fernandes da Silva, Rosemira de Oliveira Cavalcanti, Liceu Professor Cordolino Ambrósio, Campus I e II, Liceu Carlos Chagas, Geraldo Ventura Dias, Gunnar Vingren, CIEP Municipalizado Maestro Guerra Peixe, Papa João Paulo II, Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória, Escola São Geraldo, Escola Paroquial Carlos Demiá, Escola Municipal Monsenhor João de Deus, Escola São Judas, Governador Marcello Alencar, Paroquial Bom Jesus, Stefan Zweig, além da escola Beatriz Zaleski.

Obras de ampliação da Escola Municipal Governador Marcello Alencar a todo vapor

A Secretaria de Educação está investindo R$ 3.352.782,82 nas obras de reforma e ampliação da E.M Governador Marcello Alencar. Um muro de contenção foi construído ao redor da unidade, além de seis salas de aula, biblioteca, duas salas multiuso, vestiários e banheiros (inclusive com acessibilidade). A quadra poliesportiva também está sendo finalizada. A previsão é de que o espaço fique pronto em novembro.

ASCOM PMP

Projeto OAB na Escola visita Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio


Uma comissão formada por cinco advogados da OAB vai apresentar, na próxima quarta-feira, 29, às 10h, a palestra “Direitos e Deveres dos alunos” para os estudantes matriculados no 8° e 9° ano do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.

Há nove anos a comissão visita as escolas da cidade. Cerca de 850 alunos participam das palestras a cada ano. Durante o encontro são abordados temas como acesso à justiça, interpretação de leis, saúde pública, habitação, transporte e voto consciente.

“Nosso objetivo é o esclarecimento sobre o exercício da cidadania, como o jovem deve se manifestar e a importância de se procurar as autoridades competentes no caso de dúvidas, sempre respeitando às leis e sem fazer uso da chamada força pela própria razão. Esclarecemos, inclusive, os deveres das autoridades constituídas como polícia, ministério público, prefeitura, juizados e conselhos”, afirmou Sérgio Matuque, presidente da Comissão.

Também fazem parte da comissão os advogados Marco Aurélio dos Santos, Júlia Schaefer, Marcelo Schaefer, Rosely Egydio e Letuza Tamer.

ASCOM PMP

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Prefeitura inaugura nova iluminação no Cascatinha


A Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Obras, inaugurou na noite da sexta-feira (24/08) novos pontos de luz nas Ruas Pedro Nava e Pedro Cesário de Souza e servidões Plínio Ládio Monteiro e Primeira Pedro Cesário de Souza, no Cascatinha.

O novo sistema de iluminação conta com 32 postes de aço, sendo 20 com 4,5 metros de altura e 10 com 9 metros de altura onde foram instaladas 64 luminárias de vapor de sódio, com potências que intercalam entre 70 e 100 watts.

- Num primeiro momento estivemos reunidos com os moradores e associação, quando foram apresentadas todas as solicitações. Já atendemos a questão de acessibilidade, implantando uma nova pavimentação asfáltica. Em seguida instalamos corrimãos nos principais pontos da região e agora melhoramos a visibilidade do local, levando em consideração o grande fluxo de pessoas e veículos no período noturno - destacou o secretário de Obras do município, Stênio Nery dos Santos. 

Ele ainda lembrou: - Realizamos recentemente o mesmo serviço de instalação de luminárias na Rua Guilherme José Teixeira em Cascatinha (antiga vila operária) e em diversas servidões na Nova Cascatinha.

De acordo com o presidente da Associação dos Moradores da Pedro Nava, Valdemiro Ferreira, há cerca de 10 anos os moradores esperavam por estas melhorias.  

- Nosso pedido foi feito em 2003, mas não fomos atendidos. Agora, a população está satisfeita com o trabalho. Estamos muito agradecidos pelos serviços que foram realizados na comunidade nos últimos meses - disse. 

Para a moradora Sandra Maria Cruz, 55, a nova iluminação - aguardada há bastante tempo - trará mais segurança para os moradores da localidade.

 - Antigamente, o piso irregular e a falta de iluminação causavam vários acidentes, sendo frequente presenciar pessoas caindo e se machucando na rua. Com esta intervenção, a Prefeitura soluciona o problema dos moradores e torna o caminho mais seguro - comemorou.

As luminárias são do tipo eficiente, com ganhos também para o meio ambiente. O município passou a utilizar as lâmpadas de vapor de sódio, que proporcionam uma economia no consumo de energia elétrica de até 10%, com uma incidência de luz em torno de 65% a mais do que as lâmpadas convencionais. Já a luminária, na cor verde, se adapta ao ambiente de forma menos agressiva para a paisagem.

Vale lembrar que, para o cidadão que queira solicitar a troca de lâmpadas, basta entrar em contato pelo telefone 0800-024- 1000. Caso o atendimento não seja realizado em um prazo de 72h, o cidadão petropolitano poderá ligar para a ouvidoria, através do número 2246-8970, que repassará a informação ao setor responsável. O petropolitano também pode solicitar instalações de luminárias, através do telefone 2246-8971.

ASCOM PMP

domingo, 26 de agosto de 2012

Polícia salva irmãos acorrentados em árvore na Provisória

Depois de passar três dias acorrentados numa árvore, dois irmãos gêmeos foram libertados nesta quinta-feira (23) numa operação montada pela Polícia Militar, na comunidade do Bairro Esperança. Suspeitos de ter roubado um revólver calibre 38 de uma boca de fumo que funciona na localidade, eles estariam numa mata em poder de traficantes. Na ação da Polícia, um homem de 36 anos reagiu, chegou a apontar uma carabina calibre 28 em direção aos PM's e acabou baleado na perna.
Além dele, outras três pessoas, entre elas uma mulher, conseguiram fugir. Enquanto o casal teria desaparecido de casa, o terceiro se embrenhou na mata. A quadrilha exigia que a mãe dos rapazes pagasse a quantia de R$ 1 mil para que os filhos fossem libertados. Sem dinheiro e depois de inúmeras tentativas de negociação, a mulher não viu alternativa a não ser pedir a ajuda da Polícia. “Entraram na nossa casa por volta das 10h, estavam deitados quando foram surpreendidos por dois homens. Queriam saber do paradeiro de um revólver”, contou a mãe.
Nesse mesmo dia, a mãe das vítimas começou a negociar com os bandidos e chegou, inclusive, a se aproximar do local onde os filhos eram mantidos em cativeiro. “Para intimidar ainda mais a minha mãe, chegaram a dar um tiro para o alto muito próximo da gente. Ela ficou apavorada”, contou um dos rapazes. Assustada, a mulher teria se comprometido a arranjar o dinheiro e conseguiu, inclusive, que um dos filhos fosse libertado ontem pela manhã, enquanto o outro permaneceu em poder dos traficantes, como garantia do pagamento. Nas ameaças feitas à mulher, os bandidos diziam ainda que iriam matar os rapazes e jogar os corpos numa lixeira.
De acordo com o major Pontes, ontem, depois de receber o pedido de ajuda, foi montada uma operação mobilizando cerca de 15 policiais do 26ºBPM, além do tenente-coronel Rubens Peixoto, comandante do 26ºBPM. “A mãe fez contato conosco pedindo ajuda para resgatar um dos filhos, que estava em poder de bandidos. Imediatamente montamos a operação, que contou com aproximadamente 15 policiais. Em menos de 20 minutos cercamos a área e conseguimos resgatar a vítima”, salientou o major, acrescentando que, apesar da situação, o rapaz está fisicamente bem.
Baleado na perna, o homem que seria o chefe do bando teve que ser levado para o Hospital Santa Teresa. Com passagens por tráfico de drogas e um mandado de prisão pendente pelo crime de homicídio, ontem ele foi autuado em flagrante por tráfico, associação para o tráfico, porte ilegal de arma, extorsão mediante sequestro e resistência à prisão, já que apontou uma arma para os policiais.

Tribuna

Criado há um ano, centro de inclusão digital não funciona

Instalado há mais de um ano, o Centro de Capacitação e Inclusão Digital (CID) da comunidade do Alto da Derrubada, na Fazenda Inglesa, nunca funcionou. Os oito computadores, além de mesas e cadeiras, estão em uma sala na sede da Associação de Moradores e Amigos do Alto da Derrubada (AMAAD), à espera das crianças e adolescentes.
A estrutura foi toda montada pela Prefeitura, mas, sem a contratação de professores e sem a instalação da rede de acesso à internet, o Centro de Capacitação e Inclusão Digital nunca foi utilizado pela comunidade. “É uma pena ver tudo isso parado. Tínhamos tantos planos e projetos para este espaço”, lamentou a presidente da associação de moradores, Alcideia Malter.
Para que os computadores pudessem ser instalados, a comunidade reformou e pintou todo o espaço, que era utilizado por médicos voluntários. De acordo com a presidente da associação, os profissionais foram remanejados para o salão da Igreja Assembleia de Deus, onde mantiveram o atendimento à população. “Para não perder a chance de ter os computadores funcionando, os médicos passaram a atender na igreja, mas de nada adiantou, porque as crianças nunca puderam usar os aparelhos”, ressaltou Alcideia.
A instalação de Centros de Capacitação e Inclusão Digital faz parte de um programa do Ministério de Ciência e Tecnologia, firmado em 2009, e tinha como objetivo incentivar a qualificação de mão de obra e geração de empregos nas comunidades, além de capacitação de alunos de todas as idades. A convênio no valor de R$ 326 mil previa a instalação de 176 máquinas para atender 22 diversas localidades do município.
“É muito triste ver este espaço ocioso. As crianças podiam estar aprendendo muita coisa se os nossos computadores estivessem funcionando”, concluiu a presidente da associação de moradores.
Em nota, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA) informou que Petrópolis conta com 56 Centros de Inclusão Digital instalados por todo o município. Os CID's funcionam em parceria com os moradores das comunidades onde estão instalados. A STA disponibiliza o equipamento, a instalação dos mesmos e o envio de pessoa competente para instrução dos moradores durante a utilização do CID. A comunidade fica responsável por zelar pelo espaço físico onde estes ficarão disponibilizados, pela segurança do maquinário e por fechar e abrir o espaço. O objetivo é levar acesso à informação e dar oportunidade de capacitação às crianças e moradores dessas comunidades.
Ainda de acordo com a nota, no caso do CID da Fazenda Inglesa, a STA aguarda que a comunidade disponibilize uma pessoa responsável pelo local, para que, então, possa dar prosseguimento às etapas e disponibilizar pessoal para orientação da comunidade. Além disso, a secretaria informou que já solicitou a instalação da internet na localidade para que possa oferecer o serviço.
O CID no Alto da Derrubada foi contemplado com oito computadores com monitores, teclado, mouse, estabilizador e servidor, fruto de uma parceria com o Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC).

Janaína do Carmo
Redação Tribuna



Acidente grave em Itaipava deixa um morto e 14 feridos

A chuva que começou a cair na cidade na manhã de terça-feira (14), foi uma das principais causas de um grave acidente na Estrada Philuvio Cerqueira (Estrada de Teresópolis), na proximidade de Benfica (em Itaipava). Um homem morreu e 14 pessoas ficaram feridas. A colisão aconteceu entre um caminhão baú e um coletivo da Viação Autobus que faz a linha Madame Machado, por volta das 13h30, próximo ao número 2.950. Os veículos vinham em direção oposta e devido a força da colisão, o motorista do caminhão, Lourival Moretti, de 57 anos, ficou preso às ferragens e acabou morrendo no local.
Segundo testemunhas, o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo após atingir os galhos de uma árvore. “Ele não conseguiu fazer a curva e acabou atingindo o ônibus”, contou um homem que estava no local na hora do acidente. De acordo com ele, já foram feitos vários pedidos para a poda da árvore. “Caminhões grandes acabam atingindo os galhos. Isso já aconteceu outras vezes, mas não chegou a provocar acidentes graves como o de hoje (ontem)”, disse.
Outra testemunha ressaltou a atitude de motorista do ônibus, evitando que mais pessoas ficassem gravemente feridas. “Ele pensou muito rápido e conseguiu desviar o veículo antes que ele fosse atingido em cheio pelo caminhão. Ele foi um herói”, disse. O caminhão atingiu o eixo dianteiro do ônibus, bem do lado do motorista. A cabine ficou totalmente destruída e partes do caminhão ficaram espalhadas pela estrada. O caminhão tinha placa de Santa Catarina, não havia informações sobre a carga do veículo. O corpo do motorista foi levado para o estado catarinense, na cidade de Itapema, onde será enterrado.
Segundo a Secretaria de Saúde, 14 pacientes foram encaminhados ao Hospital Alcides Carneiro. Destes, todos apresentavam pequenas lesões e foram liberados. Outros dois pacientes foram conduzidos para o Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp, de onde foram liberados, com escoriações leves. O Hospital Santa Teresa recebeu outros dois pacientes, onde um permanece em estado grave e outro apresenta quadro de saúde estável, com perspectiva de alta.
O acidente mobilizou várias equipes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). A CPTrans realizou um bloqueio logo no início da Estrada de Teresópolis (ao lado do Terminal Itaipava) e o trânsito foi desviado para a Estrada das Arcas. Os coletivos que fazem as linhas Madame Machado e Vale do Cuiabá ficaram impedidos de circular e os moradores tiveram que andar cerca de 10 quilômetros a pé para chegar em casa. O trânsito só foi liberado por volta de 17h30.

Redação Tribuna 
 Janaína do Carmo 

Músicos da Rocinha fazem show gratuito no Palácio de Cristal

Para os amantes da música, mais precisamente de chorinho, esta é a próxima pedida no Palácio de Cristal. O grupo carioca “Chorando à Toa” promete magnífico show no dia 26 de agosto, às 17 horas, com entrada franca. Os chorões vão interpretar choros clássicos, de Joaquim Callado a Jacob do Bandolim, além de composições próprias.
Criado no início do ano de 2004 o grupo “Chorando à Toa” é composto por cinco talentosos jovens que fazem um chorinho de primeira qualidade. São eles: Paulo Victor Coutinho no violão, Carlos Mendes na voz e cavaquinho, Carla Mariana na flauta transversa, Renato Alves no cavaquinho e percussão e Diego Domingues também na percussão.
A série de espetáculos na cidade, que já trouxe a orquestra da Polônia Capella Bydgostiensis no início do mês, é uma realização do Ministério da Cultura, da FocusRio e da Art Invest. Com produção local da Thema Soluções Artísticas, seu diretor Executivo, Leonardo Randolfo, diz que vem buscando oportunidades de concertos e shows de qualidade para engrossar a programação cultural da cidade: “Estamos satisfeitos porque em nosso primeiro concerto, o da orquestra polonesa, o público correspondeu e lotamos o Palácio de Cristal com mais de 400 pessoas" -- revela empolgado.
O grupo “Chorando à Toa” é formado por amantes da música que vêm de famílias pobres da Rocinha, no Rio de Janeiro. Eles estudaram na Escola de Música da Rocinha , espaço que surgiu num local emprestado de uma igreja, com apenas 14 alunos há 11 anos. O fundador foi o professor de música alemão Hans Ulrich Koch, que morava no Rio e lecionava para alunos ricos da zona sul. Impressionado com as diferenças sociais ao seu redor, resolveu dar chance também a quem não podia pagar - caso de Paulo Vitor, de mãe doméstica e padrasto vigia, e de Carlos, que antes de tocar no grupo, era balconista de padaria. São dois grandes exemplos de que boas oportunidades podem mudar o destino de muitos.
Os próximos espetáculos na agenda da Thema são: dia 10 de setembro - grupo paulista Cantilena Ensemble no Theatro D. Pedro faz espetáculo didático para alunos da rede municipal de ensino às 15 horas e às 20 horas para o público; no dia 16 de setembro, às 20 horas – orquestra francesa Nouvelle Europe no Cine Teatro Museu Imperial, todos com entrada franca.

Tribuna

BR-040 receberá etapas do Tour do Rio nos dias 30 e 31

Um trecho de quase 60 quilômetros da BR-040 será o local de prova de duas etapas do Tour do Rio 2012, uma das mais importantes competições internacionais de ciclismo do país. A prova terá início no Rio de Janeiro no dia 29, quarta-feira, reunindo 150 atletas de 9 países. O percurso abrange 17 cidades, somando 806 quilômetros, e será concluído em 4 dias. Para receber os ciclistas na BR-040, nos dias 30 e 31 (quinta e sexta-feira), a Concer organizou uma operação especial para a segurança dos usuários e competidores.
Na rodovia a prova ocorrerá em trechos de Levy Gasparian, Três Rios, Areal e Itaipava (distrito de Petrópolis), entre os kms 0 e 58, mas em horários diferentes em cada dia de prova (veja quadro abaixo). Na quinta-feira, dia da 2ª etapa da prova, os ciclistas acessam a rodovia pelo km 0, utilizando a pista sentido Rio de Janeiro até o km 21,5, em Três Rios. Já na sexta, os ciclistas utilizarão os dois sentidos da rodovia, reiniciando a disputa a partir do km 21,5, seguindo de volta ao km 0, de onde retornarão pela pista sentido Rio até o km 58, em Itaipava, deixando a BR-040 em direção a Teresópolis.
A exemplo das duas edições anteriores na rodovia, o Tour do Rio provocará apenas interdições parciais na BR-040 enquanto os atletas estiverem em pista.  Durante o percurso dos ciclistas, os usuários trafegarão atrás dos batedores da prova, a uma velocidade de 40 Km/ h, sem ultrapassá-los. Inspetores de tráfego da Concer e a Polícia Rodoviária Federal darão apoio à operação especial, que está sendo divulgada por meio de faixas instaladas na rodovia e distribuição de folhetos.
 Tribuna 

Veja as mudanças que o Tour do Rio provocará na BR-040


Etapas vão passar por Petrópolis, Itaipava, Teresópolis, Levy Gasparian e Três Rios

Dia 30 de agosto, das 13h20 às 14h10 - Pista do sentido Juiz de Fora-Rio de Janeiro
Prova acontece entre o km 0 (Levy Gasparian) e o km 21,5 (Três Rios). Durante o percurso dos ciclistas, os usuários poderão trafegar na pista mas atrás de batedores da prova, a uma velocidade de 40km/h, sem ultrapassá-los. Após o término desse dia de prova, a pista volta a operar normalmente até às 8h do dia seguinte. Previsão de duração: 50 minutos.
A pista do sentido Rio de Janeiro-Juiz de Fora vai operar normalmente durante a realização da prova no dia 30 de agosto.

Dia 31 de agosto – das 8h às 10h30 - Pistas dos sentidos Juiz de Fora e Rio de Janeiro
Prova é reiniciada no km 21,5 (Três Rios), com os ciclistas seguindo em direção ao km 0 (Levy Gasparian) pela pista sentido Juiz de Fora, retornando deste ponto pela pista sentido Rio até o km 58 (Itaipava, em Petrópolis). Durante o percurso dos ciclistas, os usuários poderão trafegar na pista, mas atrás de batedores da prova, a 40 km/h, sem ultrapassá-los. No km 58 os atletas saem no Trevo de Itaipava, deixando o trecho de concessão da BR-040 e tomam a direção de Teresópolis. Previsão de duração: 150 minutos.

Tribuna 

Prefeitura desenvolve programa para utilização de plantas medicinais em tratamentos de saúde


                                          Foto: Daniel Carvalho

Plantas medicinais podem passar a fazer parte da cultura dos profissionais da saúde em Petrópolis. A iniciativa da Prefeitura atende a uma solicitação do Ministério da Saúde e será realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Confiança e comprometimento são essenciais para a criação de um arranjo produtivo. Atualmente a integração entre os setores para a realização deste projeto pode proporcionar o crescimento econômico sustentável, com geração de emprego e renda para o município”, disse o secretário de STA, Leonardo Faver. “Atualmente existe mercado para plantas medicinais. O produtor do município poderá continuar plantando alface, por exemplo, mas passará também a produzir outros elementos que sejam alternativas para tratamentos de saúde”, concluiu.

O programa foi dividido em eixos, onde na esfera federal envolve os Ministérios da Saúde; Meio Ambiente e Agricultura. Para o município, esta iniciativa também foi considerada como uma forma pioneira de trabalhar a integração entre os vários setores do Governo.

Petrópolis destaca-se no país como um dos doze selecionados pelo Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, no seu primeiro edital do Programa Nacional de Plantas Medicinais e o primeiro a apresentar um programa para a implantação de um Arranjo Produtivo Local.

“Esse vai ser um modelo de dimensão nacional”, explicou o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez.

Para a farmacêutica sanitarista e técnica especializada do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Letícia Mendes Ricardo, “aplicar este sistema significa um avanço para a qualidade de vida do brasileiro e traz um diferencial para o sistema de saúde”, pontuou, com menção à potencialidade do Brasil em relação à aplicação do projeto.

As plantas medicinais poderão ser trabalhadas de quatro formas: frescas, secas, manipuladas ou industrializadas, sendo as duas últimas consideradas como produtos fitoterápicos. “Fitofármacos, que possuem o princípio ativo isolado, não fazem parte da política”, explicou Letícia.

Segundo a diretora do departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Margarida Gomes, o uso de plantas medicinais traz para o município um resgate a raízes culturais. “Em Petrópolis, por exemplo, a área rural tem um grande público que utiliza essa forma alternativa de tratamento e a partir da implantação do programa poderemos instruir essas pessoas sobre a melhor maneira de proceder”, explicou. 

Durante a realização do seminário de apresentação do projeto na última semana estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde; Secretaria de Saúde; Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA); Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Secretaria de Educação; presidentes das associações de agricultores; direção da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE); EMATER-RJ; EMBRAPA; Secretaria Estadual de Agricultura; Colégio Santa Catarina; Instituto Vital Brasil; Museu Imperial; Fundação Dom Cintra; Universidade Estácio de Sá; movimento Petrópolis – Tecnópolis; SENAI; SEBRAE e diversos especialistas na área.

A Fiocruz em Petrópolis, localizada no Palácio de Itaboraí, hoje atua como base do projeto e abrange a Trilha da Coleção Viva, com 260 espécies de plantas.

O Palácio Visconde de Itaboraí pode ser visitado gratuitamente, com direito a guias para acompanhar o passeio, de terça-feira a sábado, de 8h30 às 16h30. Outras informações no telefone 2246-1430. 

ASCOM PMP 

sábado, 25 de agosto de 2012

CPTrans fiscaliza viações de transporte público


                                                      Foto: Alexandre Peixoto

Uma equipe de fiscalização da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) realizou, na última quinta-feira (23), mais uma vistoria de rotina nas empresas que prestam o serviço de transporte coletivo na cidade. Desta vez, a fiscalização foi feita na garagem da viação Cidade das Hortênsias.
A inspeção leva em conta as condições dos 29 veículos que operam as 25 linhas da empresa, tanto na manutenção mecânica dos carros quanto nos cuidados com o interior do ônibus, como é o caso do estofamento dos assentos.
Segundo o presidente da CPTrans, Rosano Kronemberger, este é um procedimento padrão que visa a garantir que toda a frota da cidade esteja em conformidade com normas de segurança e demais requisitos que regulamentam a atividade.
“Esta fiscalização acontece em um período máximo de três meses em todas as permissionárias do transporte coletivo na cidade. Toda a frota operante das empresas é analisada, para garantir que as normas sejam cumpridas para melhor atender os passageiros”, explicou.
Durante a vistoria na empresa, que atende os bairros Floresta, Quissamã, Bela Vista, Loteamento Samambaia e Itamarati, entre outras localidades, foram encontradas 54 irregularidades de pequeno e médio impacto. A maioria – cerca de 60% - delas corresponde à iluminação interna e externa dos veículos.
A empresa foi notificada das infrações nesta sexta-feira e tem cinco dias para corrigi-las. Ao fim desse prazo, uma nova vistoria será realizada, desta vez com os veículos em operação. Caso as irregularidades permaneçam, a viação é multada.
“Esse é um trabalho contínuo da CPTrans para que pequenos reparos, como na luz de freio, por exemplo, possam ser realizados o quanto antes e colaborem para garantir um transporte mais seguro para todos”, concluiu o presidente.

ASCOM PMP

CPTrans opera esquema de trânsito durante festival de rock em Itaipava


Com a expectativa de um aumento significativo no tráfego nas proximidades do Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava, onde ocorre um festival de música nesta sexta, (24), e sábado (25), a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) mobilizou sua equipe para garantir um melhor fluxo de veículos naquela área. 
Agentes de trânsito estarão posicionados em oito pontos entre o Hortomercado Municipal e a entrada do Parque. Outros quatro locais entre o trevo de Bonsucesso e a 106ª DP contarão com agentes em ronda. 
De acordo com o presidente da CPTrans, este é o procedimento padrão utilizado em todos os eventos de grande porte em Itaipava.
“Os shows que acontecem no Parque costumam atrair um público grande. Organizamos essa operação para viabilizar a chegada e saída de todos em segurança, e, por isso, é muito importante a atenção do motorista”, enfatizou. 
Toda a área receberá sinalização auxiliar, e, caso seja necessário, outras alterações serão realizadas para evitar retenções nas proximidades do evento. Uma das possibilidades é a operação de mão única na ponte da Estrada Mineira e também na Rua Joaquim Aganthe Moço, a partir do portão C do Parque, em direção a Bonsucesso.
O estacionamento do Hortomercado Municipal será destinado exclusivamente ao embarque e desembarque dos passageiros dos coletivos que atenderão à demanda até o término do evento. 

ASCOM PMP

Educação convoca 188 classificados no concurso


A prefeitura municipal vai convocar 188 classificados no concurso público da educação 2012, a partir da próxima semana, através de telegramas. Há a previsão de mais duas convocações até o final do ano, com o objetivo de substituir todos os profissionais que foram contratados temporariamente no começo do ano letivo.

“Estamos cumprindo com o nosso compromisso de convocar os concursados e substituir gradativamente os contratos temporários. Com essa ação, garantimos o funcionamento e a manutenção da rede municipal de ensino, sem que ocorra perdas pedagógicas para os alunos”, disse a secretaria de Educação Cláudia Quintanilha.

Já nessa chamada algumas disciplinas terão 100% dos contratados substituídos. Os telegramas chegarão para 20 cozinheiros, 35 auxiliares de serviços gerais, cinco inspetores, 35 educadores de educação infantil, 60 professores de anos iniciais, cinco professores de lingua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, dois professores de arte dos anos finais também do ensino fundamental, dois professores dos anos finais de geografia, dois professores de ciência, dois professores de histórias, dois de inglês, seis de educação física, cinco de matemática e sete de ensino religioso.  No mesmo lote também serão convocados quatro procuradores e dois coveiros, que participaram da seleção do concurso municipal.  

Secretaria de Saúde também convoca aprovados

A Secretaria de Saúde informou que já foram convocados 126 novos profissionais, aprovados no concurso público. Destes, 102 são médicos. A previsão é que mais 31 profissionais façam parte de uma nova listagem na próxima semana, sendo 21 médicos. Estão sendo priorizados para o ingresso na rede municipal especialistas de áreas como hematologia, endocrinologia, neurologia, cardiologia, hepatologia, psiquiatria e urologia.    

ASCOM PMP

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Professora da rede municipal lança livro sobre as diferenças gramaticais


Integrante da equipe pedagógica da Secretaria de Educação, a professora Bianca Della Nina lançou, no começo do mês, o livro “Tipologia e Gêneros Textuais”. O título aborda a temática sobre gênero e tipo textual, salientando a diferença entre gêneros como poema, crônica, conto, romance e novela.
A didática mostra ainda algumas considerações sobre os processos envolvidos nas atividades de leitura e escrita, além de diferenciar redação e produção textual. O livro também apresenta 60 propostas de exercícios que possibilitam encaminhar o aluno até a efetiva elaboração de um texto.
Bianca Della Nina é graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP e Italiano pela Università di Siena. Possui especialização Gestão Escolar (Castelo Branco), Informática Aplicada à Educação (UCP) e Língua Portuguesa (UCP). Bianca também possui mestrado em Educação (UCP). A professora ensina Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Linguística e Prática de Ensino na Universidade Estácio de Sá.
ASCOM PMP

Prefeitura realiza melhorias em estradas vicinais


                                                      Foto: Alexandre Peixoto

Com o objetivo de facilitar o acesso nas estradas vicinais do município, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA) elaborou um cronograma que deve beneficiar todos os produtores rurais da cidade. Nesta quinta-feira, dia 23, o maquinário da prefeitura esteve no bairro Caxambu, na localidade conhecida como Mato Banco, para realizar intervenções no local.

        A medida visa a atender os produtores que utilizam as vias não pavimentadas que interligam as zonas rurais à zona urbana. É o caso da produtora rural Etelvina Rodrigues do Cabo, de 56 anos, e que há 37 vive no Mato Banco. Ela diz que quando chove o acesso fica muito ruim, tendo, por vezes, que carregar a produção agrícola nas costas com apoio dos dois filhos.

“São cerca de 350 caixas com verduras e legumes. Se chove, o carro não passa e, para não perdermos a produção, temos que ir buscar andando”, explicou Etelvina, que antes contratava o maquinário para realizar as intervenções na localidade a fim de restabelecer o acesso. “Com isso, além de gerar mais qualidade no nosso dia-a-dia, ainda conseguimos economizar”, comemorou a produtora.

        O equipamento utilizado nas intervenções – uma retro escavadeira, um trator arado e um caminhão – foi obtido pela STA para auxiliar os agricultores familiares. As máquinas foram adquiridas através de verba proveniente do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

        O secretário responsável pela pasta, Leonardo Faver, explica que esse tipo de ação é primordial para a valorização dos agricultores e que os locais que receberão as melhorias não são definidos pela STA. “Seguimos um cronograma de prioridades determinado pelo Compaf (Conselho Municipal de Política Agrícola e Fundiária), que direciona o trabalho de acordo com a necessidade de cada região”, explicou o secretário.

        Após as intervenções no Caxambu, que devem durar até o fim deste mês, as melhorias serão direcionadas para a região do Bonfim. O objetivo é que toda a cidade seja atendida no período de estiagem, quando é mais fácil realizar esse tipo de serviço. 

Nota Oficial - Secretaria de Saúde


A Prefeitura de Petrópolis informa que foi notificada da decisão da 4ª Vara Civil, expedida pela juíza Claudia Wider, que determina o afastamento da secretária de Saúde por questões técnicas relacionadas à regulação de leitos hospitalares. O assunto está sendo analisado pela Procuradoria Geral do município. Vale ressaltar que a ação relaciona-se apenas a uma questão técnico-administrativa da Secretaria de Saúde. O atual diretor técnico do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), Ricardo Blanc, ocupará o cargo de secretário e dará continuidade ao excelente trabalho realizado pela Secretaria de Saúde. A Prefeitura de Petrópolis enumera ainda diversas conquistas no setor:

A reforma e ampliação do HMNSE, incluindo o Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP), a instalação de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Centro e no Cascatinha, a retomada do convênio com o Hospital Santa Tereza, retomada do convênio com o Hospital Casa Providência, inauguração das UBS do Quitandinha e da Mosela, abertura dos postos de saúde do Amazonas, Pedras Brancas, Vale do Carangola, a realização do concurso público, aumento do salário dos médicos dos Postos de Saúde da Família, com atualização de R$ 5.900,00 para R$ 7.200,00, além do abono para os médicos especialistas de R$ 500, regulamentação da oncologia do Hospital Alcides Carneiro (UNACOM), mudança da sede da Secretaria de Saúde, aquisição de equipamentos para ampliação de 03 leitos de UTI no HMNSE, regulamentação de 08 leitos de UTI Neo-Natal do Hospital Alcides Carneiro, inauguração do refeitório do Centro de Saúde, aquisição de uma UTI Móvel em parceria com a CONCER e uma ambulância, implantação do Ambulatório de Ortopedia no HMNSE, implementação do SAMU, entre outras ações que melhoraram expressivamente o funcionamento do sistema de Saúde do município.

ASCOM PMP

Quase 200 alunos do Duques participam do 4º treinamento do Sistema de Alerta e Alarme‏ nas escolas


Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), promoveu na manhã desta quinta-feira (23/08) o quarto exercício de conscientização nas escolas do município. O simulado, que é referente ao treinamento do Sistema de Alerta e Alarme, envolveu mais de 180 alunos da Escola Municipal Odette Fonseca, no Duques.

“Estivemos reunidos com os alunos na terça-feira (21) e eles aderiram muito bem à idéia. Os alunos exerceram com sucesso suas respectivas funções, o que fez o treinamento transcorrer conforme o esperado. Parabenizo os alunos e agradeço ainda a presença da Cruz Vermelha, que ajudou na caracterização dos estudantes como se estivessem machucados, além de auxiliar na utilização de macas em alguns casos”, destacou o coordenador de Defesa Civil, coronel Carlos Francisco de Paula, e acrescentou:

“Registramos novamente uma boa mobilização nas escolas. Conseguimos reunir quase todos os estudantes. Daremos continuidade ao trabalho de conscientização dos jovens, pois sabemos que eles são uns dos principais agentes na sensibilização da família em momentos críticos”.

Na ocasião, as salas de aula representaram imóveis em risco e diversas situações foram criadas no treinamento, como moradores enfermos, impossibilitados de locomoção, e pessoas que se recusaram a sair da residência. Antes do acionamento das sirenes, os alunos que ficaram responsáveis pelo deslocamento dos estudantes até o ponto de apoio sinalizaram os corredores da escola com placas indicativas, direcionando os “moradores” para o ponto de apoio.

A estudante Talita de Freitas destacou a importância da participação. “Aprendemos muita coisa com este treinamento. Agora sabemos o que fazer caso as sirenes sejam acionadas e para onde ir. O simulado aconteceu como uma brincadeira, mas que foi levada muito a sério. Os alunos se comportaram bem e tudo correu como havíamos planejado”, disse e alertou: “Quando as sirenes tocarem, os moradores devem se dirigir para o ponto de apoio, pois aqui é um local seguro”.

Este exercício foi uma prévia para o 5º Exercício Simulado de Mobilização Comunitária para Fortes Chuvas, que será realizado no próximo dia 10 de setembro, às 10h, com o acionamento remoto das 18 torres de sirenes instaladas nas áreas de risco do 1º distrito.

Mais informações sobre esse programa e sobre o Sistema de Alerta e Alarme por Sirene podem ser encontradas no site www.defesacivil.rj.gov.br ou na página da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br), que disponibiliza todos os pontos de apoio para onde os moradores devem se dirigir caso as sirenes sejam acionadas.

ASCOM PMP

Asfaltamento também para Loteamento Samambaia e Comunidade São Luiz


    FOTO: ALEXANDRE PEIXOTO  

Desde o início da semana, a Prefeitura de Petrópolis, por intermédio da Secretaria de Obras, está promovendo intervenções no Loteamento Samambaia e na Comunidade São Luiz, no que diz respeito à melhoria na pavimentação. Mais de 2,5 quilômetros de ruas estão sendo asfaltados com recursos próprios da Prefeitura.

Estamos realizando um serviço de qualidade para os moradores. Já asfaltamos vias consideradas de grande importância para Petrópolis, como as Ruas do Bairro Esperança, Estrada das Arcas, Carangola, Fonseca Ramos, José Carneiro Dias, Hivio Naliato, além dos principais acessos aos bairros Independência, Valparaíso e Castelânea. Este trabalho faz parte do nosso cronograma de melhorias para os bairros da cidade”, destacou o secretário de Obras, Stênio Nery dos Santos.

No Loteamento Samambaia, o asfaltamento irá se estender pelas ruas Ercides José Estrela e Luverci Fiorini, mais conhecida como Rua G. Cerca de dois quilômetros serão recuperados, beneficiando mais de 250 famílias que utilizam a via diariamente.

“Antes, os paralelos soltavam com muita facilidade, o que dificultava o acesso. Em dia de chuva, até ônibus passava por dificuldades para circular. Há mais de 10 anos vínhamos pedindo essa melhoria, e agora estamos sendo atendidos. Vai melhorar bastante tanto no conforto quanto na segurança da população”, disse o presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Samambaia, Raimundo Gonçalves Neto.

Segundo a moradora Maria José Costa, 66, a implantação de um novo asfalto ajudará bastante no dia-a-dia dos moradores. “A rua está ficando muito boa comparada ao que era antes. Quando chovia, predominava o barro. As dificuldades eram grandes para chegar ou até mesmo sair de casa”, disse.

Já na Comunidade São Luiz, no Retiro, mais de 700 moradores serão beneficiados com a melhoria, que seguirá pelas Ruas São Tomas de Aquino e Orlando José da Silva, totalizando uma intervenção de cerca de 750 metros.

“Quando chovia, o paralelo irregular tornava o caminho complicado, pois os carros e até mesmo o ônibus escorregavam e ficavam impossibilitados de continuar o percurso. Trabalhamos em parceria com a prefeitura e agora nosso pedido está sendo atendido. A comunidade agradece”, disse o presidente da Associação dos Moradores da Comunidade São Luiz, Celso dos Santos.

Ambas as operações contam com a assistência da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), que vem realizando a sinalização dos locais e controle do fluxo de veículos. Equipes de agentes de trânsito orientam o tráfego nas proximidades da obra, com o objetivo de manter a fluidez e garantir a segurança tanto dos condutores, quanto dos pedestres.