“Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza” é o tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2012, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCT). Entre os dias 15 e 21 de outubro, mais de 17 mil atividades acontecem simultaneamente em 534 cidades promovidas por 684 instituições. Mais uma vez, Petrópolis desponta entre as dez cidades com o maior número de atividades: serão mais de 200, que devem movimentar todo o município durante os dias de evento. Toda a programação é gratuita, aberta à população, descentralizadas e estão disponíveis no site www.petropolis.rj.gov.br.
Uma novidade este ano é o Circular da Ciência e Tecnologia. Dois ônibus passarão pelos locais onde ocorrem as atividades, levando o público do evento, a cada hora, a partir de terça-feira, dia 16. O roteiro começa no Bosque do Imperador, onde ocorrem as ações do Museu Imperial, e segue em direção ao Bingen (Universidade Estácio de Sá, SESI/SENAI e ETE Piabanha), passa pelo Centro de Excelência e Referência Tecnológica (CERT), vai para Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e segue para FIOCRUZ – Palácio Itaboraí. Logo depois, o ônibus vai em direção ao LNCC e IST/CPTI, retornando ao Bosque do Imperador.
O objetivo da SNCT é mobilizar os cidadãos, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude cientifica e a inovação. O tema deste ano foi escolhido como base na Conferência Rio+20 – evento organizado pela Organização das Nações Unidades, ocorrido em junho, com a participação de diversos países de todo o mundo.
O tema visa mostrar a importância da C&T para a vida de cada cidadão e para o desenvolvimento do país, possibilitando que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.
Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Leonardo Faver, o número elevado de ações promovidas pelo município vem comprovar a vocação da cidade no setor tecnológico. “São vários os motivos que fazem de Petrópolis importante nesse quesito. Temos aqui importantes laboratórios de pesquisa e empresas do setor tecnológico e universidades. E essa semana vem demonstrando a força da nossa cidade”, destacou o secretário.
Participam da semana a Prefeitura de Petrópolis, através das Secretarias de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA), Educação, e Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Museu Imperial, Petrópolis Tecnópolis, Sebrae, Sesi-Senai, Firjan – Representação Serrana, FIOCRUZ - Palácio Itaboraí, Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Estácio de Sá, Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE), Centro de Educação Profissional de Tecnologia da Informação (CPTI/FAPERJ), Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação de Petrópolis (ISTCCP), Águas do Imperador, Projeto Água, Instituto Social São José e Grupo Petrópolis.
Texto: Bruno Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário