Profissionais da saúde reuniram-se na última quarta-feira, 10, no Instituto Teológico Franciscano, para a realização de uma palestra em celebração ao Dia do Médico, que ocorre no dia 18 deste mês e ao Dia do Dentista, no dia 25. O tema escolhido para o encontro foi a humanização da medicina.
“Além do avanço tecnológico, o profissional da área da saúde deve estar atento ao atendimento prestado ao paciente, de maneira que vá além da patologia e aproxime-se mais do indivíduo”, explicou a atual secretária de Saúde, Margarida Gomes.
O intuito da palestra, ministrada pelo médico Cândido Evangelista, com atuação no Posto de Saúde da Família (PSF) Caxambu, foi promover uma reflexão sobre o atual papel dos profissionais da saúde. O assunto discorrido passou pelos primórdios da medicina e alcançou conceitos modernos, pertinentes ao surgimento de novos paradigmas, como a espiritualidade tratada enquanto ciência.
“É importante ampliar o conceito da medicina e, sendo assim, o papel dos profissionais. Podemos, por exemplo, trabalhar com a integração do ser humano em diversos setores, como na arte. Essa também é uma forma de promover a saúde”, explicou Evangelista.
Além da realização da palestra, o evento foi de homenagens. Receberam congratulações da Secretaria Municipal de Saúde o médico Cândido Evangelista; a médica e diretora do departamento de Contratos e Convênios, Vânia Werneck, e a equipe do PSF Vale da Boa Esperança, composta pelo médico Jair Jacinto da Rosa, pelo dentista Paulo Márcio Galvão, pela auxiliar de saúde bucal, Evania Maria da Cunha e pelo técnico de enfermagem Valdinei Siqueira.
“Foi surpreendente receber essa homenagem. Gostei muito de representar a minha classe e fiquei honrada pelo reconhecimento ao meu trabalho”, comentou Evania.
Texto: Carolina Tollstadius
Foto: Alexandre Peixoto